Volta ao Mundo em 10 Drinks – com Receitas

Com o verão chegando aumenta aquela vontade de aproveitar o clima com um bom drink à beira da praia ou da piscina. Melhor ainda se esse drink for servido num desses locais no próprio país de origem. Mas  que tal fazer uma volta ao mundo em 10 drinks (com receitas), mesmo sem sair de casa?

Enquanto no Brasil temos a mundialmente famosa caipirinha, ao redor do globo também existem saborosas opções para desfrutar o seu momento relaxante. De Porto Rico a Singapura, são inúmeras as opções de drinks que você pode conhecer ao redor do mundo. E na descrição do post temos  ainda as as receitas para preparar cada uma dessas delícias e te levar a um pequeno tour pelo mundo.

1. Piña Colada – Porto Rico

A bebida feita de abacaxi, coco e rum já era popular no Caribe por pelo menos cem anos antes de Ramon “Monchito” Marrero, um barman do Caribe Hilton Beachcomber Bar (agora chamado Oasis Bar), em San Juan, Porto Rico. O drink foi aperfeiçoado na década de 1950, usando-se o creme de coco. Hoje a assinatura do cocktail de San Juan é bebida em todo o mundo, mas tem um gosto melhor em Porto Rico, sendo degustado na praia ou na piscina.

Ingredientes:

– 1 e 1/2 doses de rum
– 3 doses de suco de abacaxi
– 1 dose leite de coco
– 1 dose leite condensado
– 6 pedras de gelo

Preparo:

– Coloque os ingredientes em ordem em uma coqueteleira
– Bata por aproximadamente 10 segundos
– Enfeite um copo com calda de chocolate e um pedaço pequeno de abacaxi
– Por cima coloque coco ralado

2. Mai-Tai – Polinésia Francesa

Após degustar este cocktail de rum, laranja curaçao, xarope de orgeat (feito de amêndoas), e lima no salão em um salão do bar Trader Vic na Califórnia, em 1944, um hóspede tahitiano totalmente em êxtase com o drink comentou “Maita’i ae ro’a” (“fora deste mundo”). Daí surgiu o nome mai-tai. Ao menos assim a história foi sendo passada. A bebida ficou mais conhecida por causa do filme de sucesso de Elvis,  Blue Hawaii, e desde então se tornou quase obrigatório nos bares e hotéis das ilhas do pacífico.

Ingredientes:

– 2 Partes de Rum envelhecido da Martinica
– 1¼ Partes de Xarope simples
– ¾ Parte de Suco de Limão
– ½ Parte de Curaçao de laranja
– ¼ Parte de Xarope de amêndoas de orchata
– 1 Raminho Folha de hortelã
– 1 Pedaço de Abacaxi
– 1 Cereja Inteira
– 1 Pedaço de Limão

Preparação

Encher uma coqueteleira com cubos de gelo. Adicionar todos os ingredientes. Agitar e coar em copos rocks (arredondados) cheios de gelo picado. Decorar com folha de hortelã, abacaxi, uma cereja e limão.

3. Limoncello – Sul da Itália

Quando a vida dava aos agricultores do sul da Itália limões excedentes, eles embebiam as cascas em álcool de cereais e açúcar para fabricar o limoncello. Esse digestivo doce-azedo é tradicionalmente tomado com um gole, depois do jantar, mas está ganhando terreno como base para cocktails simples. Pode ser apreciado misturando com gelo, com soda ou água tônica, de preferência apreciadas enquanto aprecia as vistas deslumbrantes sobre o mar da Costa Amalfitana.

Ingredientes para um limoncello caseiro:

– 10 limões sicilianos
– 1 litro de vodka
– 3 xícaras (600 g) de açúcar
– 4 xícaras (960 ml) de água

Preparo:
 – Tire as raspas dos limões sicilianos. Coloque-as junto com a vodka em uma jarra ou em uma garrafa de vidro grande, cubra e deixe descansar por uma semana em temperatura ambiente.

– Depois de uma semana, misture o açúcar com a água em uma panela e leve ao fogo para ferver. Ferva por 15 minutos sem mexer. Deixe esfriar.

– Misture a calda de açúcar com a vodka. Coe a vodka sobre uma garrafa de vidro. Tampe a garrafa com uma rolha. Deixe a vodka descansando por 2 semanas em temperatura ambiente.

– Ponha o licor de limão no congelador. Quando estiver bem gelado, sirva em copos gelados próprios para vodka ou próprios para licor.

4. Gin e tônica – Ìndia

O gin foi misturado pela primeira vez com a tônica para compensar o seu gosto amargo quando os britânicos, que estavam ocupando a Índia na época, pudessem digeri-lo como um anti-malária. Os britânicos então acabaram adicionando uma fatia de limão, e tornou-se um dos pilares dos trópicos muito tempo depois que o império caiu. Excelente para experimentar na praia em Goa, enquanto observa o pôr do sol.

Ingredientes:

– 1 dose de Gin
– Água tônica
– 1 rodela de limão
– Cubos de gelo

Preparo:

– Coloque cubos de gelo  em um copo alto, adicione a dose de gin e a rodela de limão.
– Complete com água tônica.

5. Margarita – México

Foi uma socialite do Texas em Acapulco, que estava à procura de algo para refrescar seus convidados durante sua festa em uma tarde quente, ou um barman em Tijuana na esperança de impressionar Rita Hayworth (Margarita Cansino) com uma bebida em sua honra? São inúmeras as histórias de quem é o verdadeiro inventor da margarita. A mistura de torta de tequila, cointreau e suco de limão em um copo com sal nos aros tornou-se sinônimo do México. É o cocktail de tequila mais vendido em todo o mundo.

Ingredientes:

– 40 ml de tequila
– 20 ml de Cointreau®
– 2 colheres (sopa) de suco de limão
– Cubos de gelo
– Sal (para a borda do copo)

Preparo:

– Molhe a boca do copo para coquetel com suco de limão.
– Encoste no sal para formar uma borda.
– Junte em uma coqueteleira a tequila, o Cointreau, o suco de limão, e uma xícara de cubos de gelo.
– Misture bem e coe sobre o copo.

6. Daiquiri – Cuba

Graças à abundância de rum, limão e açúcar no Caribe, o trio tornou-se a base para muitos dos coquetéis da região. Nomeado em uma praia perto de Santiago de Cuba, o primeiro daiquiri foi supostamente inventado por um grupo de engenheiros americanos que trabalham no local,  onde o abastecimento de gin tinha sido afetado. A bebida hoje é mais conhecido pelos americanos em sua forma congelada com sabor de frutas.

Ingredientes:

– 2 Partes de Rum envelhecido do tipo cubano
– ½ Parte de Suco de Limão
– ½ Parte de Xarope simples
– 1 Pedaço de Limão

Preparo:

Encher uma coqueteleira com cubos de gelo. Adicionar todos os ingredientes. Agitar e coar em uma taça de coquetel resfriada. Decorar com limão.

7. Pisco Sour – Peru

Chile e Peru reivindicam o pisco sour como sua bebida nacional, mas o cocktail originou-se em Lima, Peru. O bartender americano Victor Vaughn Morris inventou e depois serviu o primeiro pisco sour no balcão do Bar Morris no início dos anos 1920. Esta mistura é geralmente feito com bourbon ou uísque, limão ou suco de limão, e adoçante.

Ingredientes:

– 200 ml de pisco (destilado peruano) ou vodka
– 200 ml de suco de limão
– 200 ml de açúcar
– Clara de 1 ovo
– Bastante gelo

Preparo:

– Bata todos os ingredientes no liquidificador incluindo o gelo
– Sirva em seguida, bem gelado

8. Manhattan – Estados Unidos

Dr. Iain Marshall foi o gênio criador por trás do primeiro coquetel Manhattan a ser servido em um banquete em honra de candidato presidencial nos Estados Unidos, Samuel J. Tilden, em 1870. Normalmente decorado com uma cereja maraschino, o Manhattan está intimamente relacionado com o coquetel do Brooklyn, feito usando vermute seco e licor maraschino. O drink é feito com vermute doce, uísque e bitters, um álcool aromatizado com essências de ervas.

Ingredientes:

– 3 dose(s) de bourbon whisky
– 1 dose(s) de vermouth branco seco
– 5 gotas de angostura

Preparo:

– Misturar todos os ingredientes em taça de coquetel.
– Decorar com uma cereja no fundo da taça.

9. Ouzo – Grécia

Um símbolo da cultura grega, o ouzo é um aperitivo com sabor de anis e é servido com um pequeno prato de aperitivos que geralmente incluem pequenos peixes frescos, batatas fritas, azeitonas e queijo feta. Esta bebida é muito popular na Grécia e em Chipre. Ela evoluiu a partir tsipouro, uma bebida criada por um grupo de monges do século 14, que vivem em um mosteiro no monte Athos. Ela é incolor, mas ao ser misturada com água gelada ou gelo, adquire um aspecto leitoso.

Como o ouzo já é um drink pronto, vamos ensinar a preparar um cocktail chamado “Tigre grego” com essa delícia do mediterrâneo.

Ingredintes :

– 1 parte de ouzo
– 4 partes de suco de laranja
– 1/2 limão
– cubos de gelo

Preparo:

Coloque o ouzo, o suco de laranja e 4 cubos de gelo em uma coqueteleira. Agite bem. Esprema o limão sobre o drink e decore com um toque de casca de limão.

10. Singapore sling – Cingapura

Em Cingapura, Ngiam Tong Boon, um barman que trabalhava no Long Bar, no hotel Raffles Singapore, criou o Singapore Sling em algum momento antes de 1915. A receita original usa gin, cereja heering, beneditina e suco de abacaxi. Hoje o hotel serve a bebida pré-misturada a partir de um distribuidor automático, mas os clientes podem solicitar uma versão preparada pelo barman.

Ingredientes:

– 60 ml dry gin
– 20 ml cherry brandy
– 10 ml Benedictine
– 10 ml Cointreau
– 60 ml suco de abacaxi
– 20 ml suco de limão
– Dois lances de grenadine
– 2 gotas de Angostura
– club soda

Preparo:

Em uma coqueteleira com gelo bata todos os ingredientes, exceto o club soda. Coe em um copo alto com algumas pedras de gelo e complete com o club soda.

Decore com uma fatia de abacaxi, ou uma cereja e fatia de laranja. Sempre que possível prefira o club soda à água gaseificada. Por possuir maior carbonatação o club soda tem melhor efeito no resultado final.

Aprecie com moderação.

2 Comments

  • Walda Lucia
    Posted jan 19, 2017

    O nome do drink é Margarita, marguerita é a pizza.
    Poderia consertar?

  • mm
    Michael Araujo
    Posted jun 21, 2017

    Olá, Walda. Já modifiquei. Obrigado. 🙂

Leave a comment

plugins premium WordPress