Paraty é uma cidade famosa por sua beleza natural, aconchego com seu cenário pitoresco e pelas festas tradicionais que acontecem na cidade. Isso faz com que milhares de visitantes procurem pelas pousadas, hostels e hotéis de lá todos os anos. De um modo geral a hospedagem na cidade é muito boa quando a relação é o custo benefício oferecido. E um dos locais que mais gostei de ficar foi a Estação do Sol, uma bela pousada em Paraty que não deixou muito a desejar.
Essa foi a segunda vez que fui a Paraty, e como na primeira tinha ficado em um hostel e feito a reserva um pouco na correria, resolvi me planejar um pouquinho mais e me acomodar em um lugar mais reservado.
A pousada fica no bairro do Jabaquara e possui uma vista deslumbrante da praia que é conhecida pelas suas lamas medicinais. A praia possui alguns quiosques e serviços turísticos, como aluguel de caiaque e prancha de stand up paddle. É ali que acontece o tradicional bloco da lama de Paraty, onde as pessoas se pintam como seres pré históricos e saem desfilando pelas ruas em clima de carnaval. No entanto, apesar de ser uma área bonita e boa para relaxar, é um pouco afastada do centro histórico da cidade.
O acesso à pousada em Paraty é um pouco complicado por ser um pouco distante. Consegui chegar lá de táxi saindo da rodoviária. Caso você queira sair à noite e voltar de madrugada, certifique-se de que terá algum meio de transporte para voltar, pois ir caminhando parece ser um pouco perigoso. Alguns restaurantes oferecem serviço de transfer para buscá-lo ou levá-lo de volta.
Não há luxo pois é um tipo de serviço mais popular, mas nem por isso deixa de ser confortável. A decoração é toda em madeira e já passa um clima de tranquilidade. O meu quarto era nos fundos, com boa iluminação natural, espaçoso e bem organizado, com ventilador de teto, ar condicionado e frigobar que, na verdade estava vazio, mas entrei em contato com a recepção e um funcionário logo me levou água. A limpeza também é muito boa, tanto quanto nas dependências comuns quanto nas toalhas e roupas de camas fornecidas. O banheiro é muito limpo e conservado também, e tem água quente e fria.
O café da manhã é bem farto e é servido no terraço coberto d pousada. Começa a ser servido um pouco tarde, ás 8 horas da manhã, o que pode ser um pequeno empecilho para quem gosta de acordar bem cedo para conhecer a cidade ou praticar algum esporte.
O clima do local é muito tranquilo e aconchegante. Tem uma piscina ao ar livre que é uma boa opção para quem não gosta da lama natural presente na praia. Para quem vai de carro tem um estacionamento gratuito com um bom espaço.
O ventilador de teto é um pouco barulhento, e o wi fi é tão lento quanto a internet 3g do celular, mas como eu estava na cidade para curtir a natureza e ficar o menos tempo possível no quarto, isso não causou transtorno algum.
Conclusão: para casais e famílias que gostam de viajar para lugares tranquilos e reservados, e que não se importem muito com características tecnológicas, como internet e televisão, a pousada é uma excelente opção. Para quem procura algo mais agitado e uma vida noturna, a pousada decepciona bastante. Eu considero um ótimo custo benefício pois eu estava em busca de algo confortável e que eu pudesse ter um bom contato com a natureza.
Se for reservar uma pousada em Paraty a melhor opção é o site do Booking. Garantia de melhor preço, cancelamento e review de outros hóspedes que estiveram por lá.
Interessante.