SHARE
Ilha de James Bond
Ilha de James Bond

Se você ainda não veio à Tailândia e já ouviu falar das praias paradisíacas que já serviram de cenários para vários filmes famosos, é muito provável que já tenha ouvido falar sobre Phuket.

A maior ilha da Tailândia é porta de entrada para alguns dos destinos mais cobiçados não só da região, mas de todo o planeta.

Uma grande variedade ilhas e que oferecem atrações para todos os gostos na maior parte do ano, as praias tailandesas despertam sentimentos de amor e repúdio do grande número de visitantes que elas recebem anualmente. E a ilha de Phuket é um excelente exemplo disso, e logo você vai entender o porque ao longo desse post.

Como Chegar

Por ser uma região bastante turística, a ilha de Phuket passou a contar com seu próprio aeroporto internacional para atender os visitantes e seus mais de 3 milhões de habitantes.

Para lá chegam voos de diversas partes do mundo e, inclusive, com preços muito atraentes se você voar em uma companhia low coast saindo de outro destino do sudeste asiático.

Aeroporto de Phuket

Essa foi a maneira que viemos, em um voo da Nok Airlines que durou cerca de 1 hora saindo de Bangkok. Custou 22,50 dólares (cerca de 90 reais no câmbio de hoje) por pessoa.

Caso vá de avião para Phuket e quiser pegar uma transporte até o centro (cidade velha), você terá duas opções principais: táxi/ Grab ou transporte público. Se for de táxi ou Grab você vai gastar no mínimo 700 baht (95 reais no câmbio de hoje) pela corrida que dura cerca de 40 minutos.

Nós descobrimos que há um transporte público que sai do aeroporto e vai para a cidade velha por 100 baht (13 reais no câmbio de hoje) por pessoa. Assim que sair do aeroporto vire à esquerda e caminhe por alguns metros seguindo a placa de sinalização (public bus).

Conseguimos chegar bem na hora de pegar o último, que sai às 21:30 h. Os taxistas aos redor do aeroporto irão te desencorajar a não pegá-lo e, inclusive, alguns te darão informações erradas sobre os ônibus. Mas vá firme em direção a ele que é fácil encontrar.

Horário do ônibus aeroporto – Cidade Velha de Phuket

Outra maneira bastante usada é chegando de ferry desde outra ilha, como Phi Phi. Ou ainda comprar uma espécie de combo saindo de vários locais na Tailândia, que envolve ônibus, ferry, van… Tem esse tipo de pacote saindo de vários lugares e você pode contratar em muito sites como o Ferry Samui e o Phuket Ferry.

Onde se Hospedar em Phuket

É uma ilha grande com isso exige um certo planejamento antes de ir. Mas como é uma região que vive exclusivamente para o turismo, é comum encontrar preços de hospedagem mais inflados, porém com uma qualidade não tão condizente com o valor.

Phuket Old Town

Nós gostamos de ficar em locais que tenham restaurantes, mercados, transporte e atrações por perto. Além disso, em Phuket buscamos uma hospedagem que fosse fácil de fazer bastante coisa a pé, já que não tínhamos tanto tempo disponível na ilha.

Para nossa felicidade encontramos um hostel tranquilo, aconchegante muito bem localizado na região da Cidade Velha de Phuket, uma parte histórica e bem servida de opções para todos os gostos.

O Ai Phuket Hostel fica numa autêntica casa do estilo antigo da ilha e tem diversos tipos de quartos que atende desde mochileiros querendo pagar pouco, até os viajantes buscando mais privacidade com quartos privados.

O quarto que ficamos no Ai Phuket Hostel

Tem também uma cozinha equipada com tudo o que você precisa se quiser preparar uma refeição completa ou uma sobremesa. Nós fizemos uma deliciosa macarronada no segundo dia no hostel.

Nós e o Leo, o famoso gato do Ai Phuket Hostel

Para conhecer e fazer uma reserva no Ai Phuket Hostel, utilize o link abaixo. Você irá acessar a página do hotel no site do Boonking.com. Esse é o site que fazemos a grande maioria de nossas reservas e, é claro, recomendamos para qualquer um.

Conheça o Ai Phuket Hostel.

O Que Fazer em Phuket

Muita gente vem até Phuket com o objetivo de conhecer as ilhas mais famosas, como Phi Phi e seus arredores.

Existem várias agências que oferecem passeios para essas ilhas e praias um pouco mais afastadas, mas recomendamos que dedique seu tempo e atenção para aproveitar ao máximo o que lugar tem a oferecer.

Phuket, no caso, tem atrações variadas que despertam o interesse de qualquer viajante. Algumas delas são levadas para um lado mais ilícito e, claro, não vamos recomendá-las. Mas se você quer um local que ofereça a tranquilidade da natureza em alguns pontos e a agitação das festas em outros, Phuket pode te surpreender.

Abaixo listamos algumas das principais atrações que a ilha tem a oferecer.

1. Old Phuket Town

Ignorada por muitos turistas, a Cidade Velha de Phuket possui muitas ruas e casarões coloridos com estilo colonial, que abrigam na parte de baixo muitos restaurantes, cafés e lojinhas. Perfeito para um final de tarde depois de um dia de praia.

Cidade velha no domingo

2. O Mercado da Cidade Velha

Se você está em Phuket no final de semana, reserve o final da tarde de domingo (15h – 22h) para visitar esse mercado. Uma das ruas da Cidade Velha é fechada e, logo após o meio dia, é possível ver inúmeras barraquinhas se formando no meio da rua.

Algumas comidas locais no mercado da cidade velha

Você encontrará o mais variado tipo de comida (comida tailandesa, costela de porco, comida indiana, espetinho, sorvete, sucos, frutos do mar, doces)  e de lembrancinhas.

Bolinhos de coco fritos

3. Big Buddha (Grande Buda)

Com 46 metros de altura, 24 de largura e com mais de 135 toneladas, a estátua do Buda está coberta por mármore de jade branco birmanês e sua construção foi iniciada depois do tsunami de 2004.

Big Buddha em Phuket

Aproveite o tour e visite os templos ao redor e, se estiver com tempo, receba uma benção dos monges. E, antes de descer, observe a vista panorâmica das praias Kata e Katon!

4. Parques Nacionais

A ilha de Phuket possui vários parques com lindas cachoeiras e com trilhas de diferentes modalidades que vale a pena incluir no seu roteiro.

Cachoeira em Phuket

Agora vamos ao que interessa… PRAIAS

5. Patong Beach

Uma das mais famosas e badaladas praias de Phuket. Se você procura diversão, esse é o seu lugar! Pantong possui muitos bares, restaurantes e atividades para todos os estilos.

Praia de Patong – Foto phuket.com

6. Karon Beach 

Mais ao sul de Pantong, é possível encontrar calmaria para relaxar na sua larga faixa de areia.

Ônibus que vai para Kata e Karon, em Phuket

7. Kata Beach

Kata é o meio termo para quem não quer um lugar tão calmo e nem muito agitado. Além de possuir excelente opções de hospedagem, há restaurantes para todos os tipos de bolso e gosto.

Kata beach em um dia nublado

8. Kata Noi

Se você procura um mar calmo, estilo baía e com poucas ondas, essa é a sua praia perfeita para pegar um sol e relaxar. 

Kata Noi – Foto: Nick Campbel

9. Karon View Point

Após passar pelas praias citadas, esse mirante é perfeito para terminar o seu dia e ver o pôr do sol do alto!

Karon View Point

10. Outros passeios

Se você possui poucos dias na região, uma ótima opção é fazer o day tour de barco para as ilhas: Phi Phi, Maya Bay e Monkey Island.

E, mesmo que você decida ficar alguns dias na ilha de Phi Phi, vale lembrar que os passeios para a ilha de James Bond e Phang Nga Bay são mais acessíveis de Phuket.

Ilha de James Bond, ao norte de Phuket

Considerações finais

Visitar Phuket muitas vezes pede que você desenvolva o dom da paciência e da tranquilidade.

Na alta temporada a região fica lotadíssima e qualquer lugar que voc~e vá, seja uma praia, uma ilha ou uma cachoeira, vai ter uma grande quantidade de gente se espremendo pela “foto perfeita”.

A parte boa é que quase não chove e as temperaturas são altas.

Já na baixa temporada você vai se deparar com lugares muitas vezes quase desertos e com preços muito mais baixos. A parte não tão boa é que o céu está quase sempre cinza e a chuva cai a qualquer hora.

Nós estamos aqui exatamente nesta estação, a das chuvas.

Caso tenha tempo disponível e flexibilidade para entender que o clima não depende de você, você vai aproveitar Phuket em qualquer estação. Ontem, por exemplo, choveu o dia todo e não deu pra pegar praia e nem sair pra nada de manhã. Saímos só à tarde para conhece e comer no Mercado da cidade.

Mas hoje já deu um clima abafado e até torramos um pouco na praia.

Ou seja, a estação de chuvas não é tão ruim quanto dizem. O importante é aproveitar de maneira saudável o que essa agitada e famosa ilha da Tailândia tem a te oferecer.

SHARE
Previous articleBangkok: tudo sobre a capital da Tailândia
Next articleO que Fazer em Ao Nang, na Tailândia
mm
Cientista social e editor apaixonado por viagens, idiomas e todo o tipo de cultura. Já esteve em mais de 50 países, mas confessa que não sabe exatamente o número de cidades que já visitou. Acredita que a vida é muito curta para passarmos tempo demais em um só lugar, por isso está sempre transitando por aí.