Essa bela e pequena cidade chamada Ao Nang é um dos destinos preferidos por quem busca relaxar nas praias de água cristalina da Tailândia.
Ao Nang fica na província de Krabi, uma das regiões mais visitadas do mundo por conta de sua beleza natural e de seus disputados resorts de luxo. Mas mesmo que você seja um viajante econômico, não se preocupe, pois esse pequeno pedaço de paraíso proporciona bons momentos que cabem em qualquer bolso.
Como Chegar em Ao Nang
A principal forma é através de voo até o aeroporto internacional de Krabi. Existem chegadas de diversas partes do mundo, mas o mais comum é chegar de Bangkok, com uma duração de 1:20 h entre as duas cidades. Saindo de Kuala Lumpur também demora o mesmo tempo. Se sair de Chiang Mai, no norte da Tailândia, a duração é de cerca de 2 horas em um voo direto.
Nó saímos de Koh Phi Phi, onde ficamos 5 dias. De lá existem vários horários de ferry boat ou você pode contratar um táxi boat. De ferry o trajeto até Ao Nang dura cerca de 2 horas e custa pelo menos 350 baht (47 reais) por pessoa. Existem valores mais caros que variam de acordo com o serviço, trajeto e horário.
Você pode contratar o mesmo serviço saindo da ilha de Phuket, que fica ainda mais perto de Ao Nang do que Phi Phi. Ou seja, os valores tendem a ser mais baratos.
Onde se Hospedar em Ao Nang
Toda a região de Ao Nang é muito fácil de se locomover e por isso para escolher um hotel você precisa de outros critérios. Nós, por exemplo, buscamos lugares de fácil acesso com transporte público, mercados e restaurantes ao redor. E, claro, bastante conforto para podermos descansar bem depois de conhecer a cidade.
Nós ficamos hospedados no Rooms Republic, um hotel que, além de se encaixar bem no que a gente estava procurando, tem quartos muito espaçosos.
O hotel tem elevador, piscina, mesa de sinuca e um café da manhã farto. Fica bem perto de Ao Nang Beach também.
Para conhecer e fazer uma reserva no Rooms Republic utilize o link abaixo. Você será direcionado ao site do Booking, que é onde fazemos a maioria de nossas reservas.
Conheça o Rooms Republic Ao Nang Hotel.
O que Fazer em Ao Nang
Essa é uma das regiões mais recomendadas se você quer conhecer boa parte das praias e ilhas mais famosas da Tailândia. Daqui, por exemplo, você pode pegar um passeio de um dia e conhecer Bamboo island, Phi Phi Don, Monkey Beach e outras belas praias.
Recomendamos que você dedique pelo menos 5 dias para conhecer bem a região, mas caso tenha apenas um ou dois dias, essa é a escolha ideal.
Independente de quanto tempo você tem, é importante priorizar porque tem muito lugar bonito conhecer. por isso selecionamos alguns dos mais importantes que você conhecer tendo Ao Nang como base.
Railay Beach
Essa não é somente uma praia, amas também um pequeno vilarejo que pode ser acessado somente por barcos.
Railay é considerada uma das praias mais famosas da Tailândia por causa de suas águas com diversos tons de verde e seu cenário de belas montanhas ao redor.
Visitar Ao Nang e não ir a Railay é como ir a Paris e não conhecer a torre Eiffel, então como dica principal desse post já coloque um pin no mapa como o local principal a ser visitado.
Nós passamos um dia lá, saindo bem cedo de Ao Nang Beach em um long tail boat. A viagem de ida e volta custa 200 baht (cerca de 28 reais) por pessoa, e os bilhetes podem ser comprados facilmente em Ao Nang. Voltamos por volta de 4 da tarde.
Como os preços são mais altos e tem poucas opções de restaurantes, leve algo para comer se for passar o dia lá.
Phranang Beach e Phranang Cave
As belíssimas formações rochosas, as cavernas, as árvores e as águas claras do mar dão um toque especial a esse local.
Esse é uma parte excelente para você que busca relaxar em Railay e ter um fotos sensacionais ao mesmo tempo.
Recomendamos chegar cedo e, como falei no tópico de Railay, leve água e comida porque os preços são altos na ilha. E nessa parte nem há nada para comprar.
Algo um tanto quanto curioso é na Phranang Cave, onde existem diversas oferendas em formato fálico dedicadas a uma princesa que acreditam moram por ali.
Emerald Pool
Um trajeto de maios ou menos 1:30 h de carro desde o centro de Ao Nang te leva a umas atrações mais belas da Tailândia: a linda Emerald Pool, uma piscina natural bem no meio de rochas e cercada por bastante verde.
A região é de fácil acesso e você paga 5 dólares para entrar no parque onde ela fica. Não é permitido entrar com comida na área da Emerald pool, mas existem várias barraquinhas e alguns restaurantes antes da entrada.
Algumas pessoas alugam uma moto e vão até lá. Como a distância é longa e alguns potnos da estrada não são tão bons, preferimos contratar um passeio coletivo. Para ir na Emerald Pool e na Hot Spring custava 800 baht por pessoa, mas depois de uma negociação esse preço caiu para 600 baht por pessoa (cerca de 80 reais na cotação do dia).
Imaginávamos que a água fosse fria com as de cachoeira geralmente são, mas até que estavam mornas.
Hot Springs (Águas Termais)
Essa região de montanhas também possui fontes de águas termais em todo o seu entorno. Aproveitando o que a natureza dá, foi construído um pequeno parque onde as pessoas podem caminhar apreciando a natureza e se banhar nas águas (muito) quentes das piscinas naturais.
Nós fomos no mesmo passeio que incluía a Emerald Pool, então não precisamos pagar a entrada desse parque também.
Ás águas são tão quentes que você deve entrar aos poucos para não se queimar.
Tem um córrego com água morna que deságua em rio, onde você pode tomar banho também. Mas a parte mais procurada mesmo é onde ficam as piscinas que eles chamam de spa. Mas tente ir cedo porque é comum encontrar grupos grandes de turistas ao longo do dia.
James Bond Island (Khao Phing Kan)
A ilha de Khao Phing Kan, conhecida como ilha de James Bond porque serviu de cenário para o filme “007 e o Homem da Pistola Dourada”, é um lugar que recebe muitas visitas.
O local em si não é tão bonito quanto as outras ilhas tailandesas, mas vale a visita se você curte os filmes do famoso espião.
Dicas Finais
Se você busca tranquilidade ou um clima de praia mais agitado, Ao Nang vai ser o local ideal em qualquer dessas situações.
O ideal é ter atenção ao que ver e em quanto tempo disponível você tem.
Tem muitos lugares bonitos para serem apreciados e fotografados, por isso o mais recomendado é fazer um filtro dos mais interessantes de acordo com seu gosto.
Tenha noção também da época que vai visitar Ao Nang. Aqui no sudeste asiático existem duas estações: uma de chuva e uma seca. Fomos para Ao Nang exatamente na época de chuvas fortes, então não pudemos apreciar ao máximo o que essa linda cidade tem.
Porém, é nessa época que os preços estão mais baixos e você consegue fazer passeios sem as famosas multidões de turistas que chegam no sudeste asiático na alta temporada.
Ou seja, qualquer que seja seu tempo disponível, faça um planejamento e venha conhecer de perto tudo o que a bela Ao Nang tem a te oferecer.