Escolhemos Gibraltar por ser menos burocrático e por precisar de poucos documentos! Mas… Onde fica Gibraltar?
Gibraltar é um território ultramarino do Reino Unido, mas que fica ao lado da Espanha e pertinho de Portugal e Marrocos. Ou seja, é um território em um ponto muito estratégico, que já serviu para importantes fins militares por causa de sua localização: ponto de divisão entre oceano Atlântico e mar Mediterrâneo.
Hoje Gibraltar é um local muito turístico e o que se vê são apenas resquícios de período militarizado, como fortalezas muralhas e canhões ao redor da cidade.
É um local pequeno mas muito visitado e com uma boa variedade de cultura, já que preserva muito o estilo da verdadeira terra da rainha.
Inclusive você pode ver muitas das famosas cabines telefônicas e também os ônibus de 2 andares que tradicionais na Inglaterra.
Existe também uma boa variedade restaurantes, lanchonetes, bares, supermercados, casas de câmbio e pontos turísticos. Tudo isso para dar conta da grande demanda de visitantes que chegam nesse território pela Espanha (La Línea de La Concepcion), pelo aeroporto ou pelo navios que cruzam o estreito de Gibraltar.
Então além de ser um lugar que vale a pena bastante visitar, de fácil acesso e com ótima estrutura, é também um lugar diferente e que se encaixa exatamente no nosso estilo de vida.
Ordem Cronológica
01/11/2019 – Primeiro contato com a Assessoria do Sweet Gibraltar Wedding
04/11/2019 – Confirmação da data do casamento dia 27/11/2019
É importante observar que, somente depois do dia 21/11/2019, nós conseguiríamos chegar em Gibraltar
Dia 26/11/2019 – Às 9h da manhã, foi a apresentação dos documentos no escritório da assessoria e, em seguida, no cartório
Dia 27/11/2019 – Nosso casamento foi às 13h, com duração de 20 minutos
Dia 11/12/2019 – Nossa certidão de casamento foi postada no correio em Gibraltar
Dia 20/12/2019 – Recebemos a certidão pelo correio em Dublin
Documentos:
Eu sou brasileira, com passaporte italiano. O Michael brasileiro.
– Certidão de nascimento original e tradução (apostilamos tanto a certidão original, como a tradução para não ter problemas)
– Passaporte dos dois (usei o meu italiano e ele o brasileiro)
– Comprovante de residência (na hora não pediram, contudo, é um documento que está na lista). Eu usei minha o extrato da minha conta bancária na Irlanda e ele a CNH e a PID – permissão internacional para dirigir (como está em inglês, não fizemos tradução)
– Visto para entrar em Gibraltar. Lembre-se que Gibraltar pertence ao Reino Unido, então tenha certeza de possuir todos os documentos necessários para facilitar a sua entrada.
– Carta que comprove que você passou a noite anterior ou a noite do casamento em alguma hospedagem em Gibraltar. Os hotéis já estão acostumados e sabem do que se trata.
– 2 testemunhas
Esse site do governo possui tudo o que você precisa saber sobre documentos e taxas (em inglês): Gibraltar.gov.gi
A certidão será enviada pelo correio até 15 dias depois, então tenha em mãos um endereço para receber. Como íamos para Dublin, na Irlanda, pedimos uma declaração que comprovasse o nosso casamento contendo os nossos nomes e dados do passaporte e isso foi o suficiente para entrarmos na Irlanda. O oficial não fez nenhum questionamento.
Envio dos documentos do Brasil para Montenegro (Europa) pela DHL
Depois de todos os documentos traduzido e apostilados, fechamos o serviço de envio com a DHL pelo fato do Correio não entregar em Montenegro e para não ter imprevistos devido a greves e outro.
A estimativa de entrega eram de 6 dias e chegou em 4 dias. O preço foi de R$ 330,00.
Contratar ou Não Assessoria?
Ouvimos excelentes recomendações da Rock Occasions, contudo, eu encontrei esse site com várias assessorias (http://www.visitgibraltar.gi/getting-married) e fechamos com a Sweet Gibraltar Wedding que, além de ser muito bem recomendada, foi quase 100 libras (sim, em Gibraltar tudo é LIBRA) mais barata e essa diferença de preço foi possível incluir pagar as testemunhas (serviço disponibilizado pela assessoria).
Dica de Ouro:
É possível fazer sozinho e super recomendo. Durante nossas pesquisas, encontramos um casal que fez o casamento num restaurante (a taxa é maior do que no cartório), porém, compensa, porque além de você ter uma refeição especial, o restaurante não cobra o local e eles ainda te ajudam como as duas testemunhas.
NÃO RECOMENDO: pensar que você achará pessoas na rua super disponíveis querendo ser sua testemunha, no nosso dia, não passou ninguém em frente ao cartório! rs Sim, chegamos a pensar no caso!
O que nós fizemos:
Queríamos fazer sozinhos, contudo, como a assessoria tem contato direto com o cartório, o retorno com uma data, seria muito mais rápido.
Escolhemos a opção mais simples do pacote da Sweet Gibraltar Wedding que foi casar no cartório (210 libras*) + duas testemunhas (89 libras*) + o apostilamento das duas certidões de casamento (30 libras* / eles não aceitam euros, então tenha cartão e/ou libras)
Buquê:
Esse é o local mais próximo do cartório e, se não único, para fazer/comprar o buquê.
https://goo.gl/maps/Trhk5TyWMftLRoGu5
Comprar pronto: 50 libras*
Comprar as flores: 10 libras* (4 lírios, 3 rosas e florzinha branca para dar volume).
Comprei as flores um dia antes do casamento às 14h, fui direto pro hotel, eles emprestaram uma jarra e, no dia seguinte pela manhã, montamos o buquê. Lembre-se de deixar o quarto mais fresco e já traga a fita de cetim de outra cidade, como eu fiz.
Hotel em Gibraltar
Sim, deu um aperto no peito pagar a hospedagem em Gibraltar, ainda mais nós que viajamos low cost (custo baixo), contudo, era nosso casamento e queríamos um pouco de conforto e um local que o check-out não fosse às 9/10h da manhã.
Escolhemos o Holiday Inn Express Gibraltar e foi muito mais do que esperávamos.
Eles possuem uma área de espera na recepção enorme e não se importam caso você queira ficar ali, nos emprestaram a jarra para o buquê, ficaram com a nossa bagagem antes do check-in e após o check-out e o café da manhã estava incluso.
No quarto, além de todo o conforto do quarto de um hotel, ainda tinha secador, ferro e tábua de passar, perfeito para nos arrumarmos. Valor: 91 libras* no site do hotel.
Como chegar em Gibraltar:
Existem duas opções: aeroporto de Gibraltar e cruzar a fronteira por terra (Gibraltar – La Linea de la Concepcion, na Espanha). A única condição é que você precisa entrar e sair pelo mesmo lugar.
Nós, como bons mochileiros, optamos cruzar a fronteira, já que o valor da passagem estava muito além do que gostaríamos. Foi o que mais fizemos pela Ásia, então aqui não seria diferente.
Nosso trajeto: Montenegro/ Barcelona , Barcelona/Málaga, Málaga/La Línea (empresa de ônibus Avanza), La Línea/Gibraltar.
Cruzando a fronteira:
Às 7h da manhã saímos de La Linea e, mesmo sendo bem cedo, é possível ver muitas pessoas em sentido a fronteira. Como La Linea é muito mais barato, as pessoas trabalham em Gibraltar e moram em La Linea, é como se Gibraltar fosse o grande centro e La Linea um subúrbio.
Assim que se aproximar da fronteira, já fique com o passaporte em mãos, aberto na foto, quando você menos esperar, terá um oficial conferindo os seus dados, se ele precisar conferir seu visto/carimbo, ele irá te parar e ver o seu carimbo de entrada na Europa (foi o que aconteceu com o Michael).
Assim que ele encontrou, devolveu o passaporte e seguimos caminhando. E só percebemos que já estávamos em Gibraltar quando vimos as famosas cabines telefônicas de Londres . A volta foi a mesma coisa, passaporte em mãos, verificou o visto/carimbo e tudo certo.
O Que Usamos no Casamento
Tudo é muito tranquilo e você pode ir como bem entender. Mesmo sendo simples, eu optei por um vestido branco e o Michael, roupas claras, compramos tudo da C&A em Málaga.
Valores em euro*: Camisa 10, Gravata 10, Calça 20, Vestido 25, Sapatilha 8, Meia calça 7.
Como Foi a Cerimônia:
Primeiro o oficial explica como será a cerimônia e, antes de começar, é possível colocar a câmera para gravar. Eu coloquei a GoPro com o tripé no canto na mesa e entreguei o meu celular para uma das testemunhas fazer as fotos.
E os votos? Então, mesmo os dois sabendo inglês, tive um pouco de dificuldades em repetir porque nunca havia ouvido as palavras antes e não pensei em pesquisar, então aqui vai…
I do solemnly declare, that I know not of any lawful impediment why I (your name) may not be joined in matrimony to (your partner’s full name).
Lógico que pode haver alterações, contudo, já é uma grande ajuda!
*valores com base na nossa experiência no dia 27/11/2019
Vale a Pena Casar em Gibraltar?
Como citei aqui no post, para nós valeu bastante por conta da experiência, do local que estávamos, do valor a ser gasto e da facilidade de conseguir a documentação.
Dois pontos que não são a favor: a ausência de familiares e amigos, e a certidão de casamento que demora cerca de 2 semanas para chegar.
Se você conseguir lidar com isso, então Gibraltar é um excelente lugar para casar sim. 🙂
Assista abaixo nosso vídeo mostrando um pouco da cerimônia de casamento em Gibraltar.