Luang Prabang é sem dúvida alguma a cidade mais conhecida e visitada do Laos. Sua tranquilidade, seu povo amigável, preços acessíveis à grande maioria de viajantes e, principalmente, seus pontos turísticos onde as grandes estrelas são as famosas cachoeiras dão a essa cidade um lugar de destaque no sudeste asiático.
Visto para o Laos
Como o Laos não possui representação consular no Brasil no momento que escrevemos esse post, a forma mais simples e mais utilizada para tirar o visto é na chegada ao país. Esse é o conhecido Visa on Arrival.
Seja pelos principais aeroportos ou outras fronteiras, basta você chegar e solicitar aos oficiais de imigração a permissão para ingressar no país. Nós chegamos por terra, de ônibus, em solicitamos o visto na fronteira de Nam Kanh – Nong Haet (Xieng Khouang).
Assim que cruzamos a fronteira para sair do Vietnã caminhamos mais alguns metros e logo chegamos no posto de imigração do Laos. O processo foi simples e rápido. Para brasileiros basta você possuir um passaporte com validade mínima de 6 meses, 1 foto 3×4, preencher dois formulários pequenos (lembre-se de ter em mãos o telefone e o endereço do local que você vai se hospedar no Laos) e pagar 31 dólares americanos (30 para o visto e 1 de taxa de preservação).
Não se assuste caso te cobrem a mais para a emissão do visto. Infelizmente casos de corrupção são comuns nas fronteiras mais isoladas de diversos países. No meu caso cobraram 33 dólares e me deram dois recibos: um de 30 e outro de 1. Os outros 2 dólares “viraram fumaça” em algum lugar ali na fronteira… Bom, escrevemos um outro post mais completo de como tirar seu visto para o Laos. Lá a gente dá mais detalhes sobre tudo.
Passada a burocracia (ao meu ver foi rápida) já estávamos dentro do Laos, prontos para seguir em direção a Luang Prabang.
Como Chegar em Luang Prabang
Ela, assim como todo o país, é cercada por florestas por todos os cantos. Esses cenários de verde por todos os lados dão um charme especial à Luang Prabang. E por isso chegar até aqui pode ser uma experiência um tanto quanto diferente dependendo do transporte que você escolher.
Caso prefira vir de avião, há voos diários saindo das principais capitais da Ásia e outros voos regulares saindo de diversos lugares do mundo. Saindo de Bangcoque, que é um grande hub aéreo no sudeste asiático, você vai levar cerca de 1 hora e meia em um voo direto para chegar a Luang Prabang.
Há também a opção chegar através do Rio Mekong em um barco lento. Essa viagem dura mais ou menos 2 dias com parada de uma noite em um povoado local para dormir. É um trajeto famoso feito por mochileiros que saem de Chiang Mai e Chiang Rai, na Tailândia, em busca de uma experiência diferente e que tenha mais conexão com a cultura local. Nós estamos planejando fazer o caminho inverso, e por isso neste exato momento que escrevo o post também estamos pesquisando como e quanto irá nos custar. Então acompanhe aqui pelo blog ou pelas nossas redes sociais o desenvolvimento e a execução desse dessa aventura.
Bom, voltando às opções de como chegar em Luang Prabang, nós escolhemos o que pode ser para muitos a maneira mais longa: sair de Hanói, no Vietnã, até Luang Prabang, no Laos, de sleeping bus. Esse é um tipo de ônibus que possui bancos tão inclinados que quase ficam na posição de uma cama. Foi uma experiência única e que nos causou um pouco de ansiedade por conta de não sabermos o que nos esperava, afinal eram mais de 24 horas de viagem e cruzando uma fronteira.
Além disso existem poucas informações na internet sobre essa viagem (não achamos quase nada em português) e os relatos não tão animadores assim. Enfim, como falei, tínhamos vontade de passar por essa experiência e felizmente tudo deu certo. Chegamos em Luang Prabang bastante cansados, tarde da noite, mas são e salvos. Publicaremos em breve um relato aqui no blog e no YouTube os detalhes dessa viagem de ônibus. 😉
Apesar dessa viagem longa e cansativa, a fizemos com bastante tranquilidade porque sabíamos que nossa passagem por Luang Prabang seria maravilhosa do início ao fim.
Onde se Hospedar em Luang Prabang
O lugar mais procurado para se hospedar é onde o rio Nam Khan faz a curva em direção ao rio Mekong. Nesse local você encontra uma grande oferta de hotéis, hostels e pousadas nos mais variados preços. Além disso tem restaurantes, mercados, agências de turismo e você consegue percorrer essa parte toda a pé
Nós preferimos passar os primeiros dias em um local mais tranquilo e, felizmente, recebemos um convite do Kiridara Hotel para nos hospedarmos em um dos seus charmosos quartos.
Assim que chegamos na rodoviária vimos o quanto a cidade é tranquila. Já passava das 10 da noite e não havia nenhum outro meio de transporte ou outras pessoas além de alguns motoristas e seus tuk tuks nos aguardando. Fora isso era um breu total. E mesmo que tivéssemos um chip local para solicitar um táxi por aplicativo, não sei se teríamos que esperar um bom tempo para que alguém nos atendesse. A melhor solução foi aceitar o preço do tuk tuk (5 dólares) para nos levar até o hotel.
Assim que fizemos o check in e entramos no nosso quarto já percebemos o quanto essa longa jornada de ônibus tinha valido a pena. Era um quarto grande e muito confortável em formato de bangalô. Como estávamos cansados, assim que passou aquela sensação de “uau” nós logo tomamos um bom e merecido banho e depois apagamos.
Nos dias seguintes desfrutamos de um café da manhã delicioso e com variações da cozinha asiática com a francesa. O restaurante inclusive é premiado por conta da autenticidade da cozinha do Laos.
Além disso, claro, aproveitamos um bom tempo na piscina e a bela vista que nosso quarto oferecia para podermos relaxar ainda mais.
O hotel conta ainda com um serviço de SPA maravilhoso e com transporte que leva e busca no centro da cidade de acordo com a necessidade do hóspede.
Para conhecer mais sobre o Kiridara Hotel em Luang Prabang e efetuar uma reserva, faça pelo site do Booking. Ao efetuar a reserva por aqui você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter ativo.
O Que Fazer em Luang Prabang
Não é só de cachoeira que Luang Prabang vive. Existe uma boa variedade de opções para os mais variados gostos. As cachoeiras são sim o grande atrativo da cidade e de todo o laos, mas caso você queira aproveitar um dia mais tranquilo visitando atrações que dê para ir caminhando ou pedalando, você pode optar por alguns museus, templos, pontes, mercados ou restaurantes com a autêntica cozinha do Laos.
Ponte de Bambu Sobre o rio Nam Khan
Essa ponte tem um aspecto muito interessante. Além de ser uma estrutura muito bonita e até intrigante por ser toda ela construída de bambus, ela é destruída todos os anos por conta das fortes chuvas que atingem a região do sudeste asiático.
Em determinada época do ano ocorrem as monções que é como são chamadas a chuvas pesadas que atingem a região. No Laos essas chuvas ocorrem de maio a outubro, que são dias geralmente nublados com grandes e rápidas pancadas de chuva.
Com isso os rios geram um grande fluxo de água, fazendo com que a travessia nesta ponte possa ser perigosa. Então pouco antes das monções chegarem alguns moradores locais desmontam a ponte por inteira, guardam suas partes e aguardam alguns meses até que comece a chamada estação seca.
Por esse motivo é cobrado um valor simbólico de 5 mil kips (cerca de 2,20 reais na cotação de hoje). Esse valor serve como uma espécie de pagamento a essas pessoas que constroem, reconstroem e cuidam da ponte.
Templos e Monastérios
Se você gosta de conhecer templos e monastérios vai encontrar algumas opções interessantes pela cidade.
Eles não costumam ser grandes, mas preservam a mais autentica cultura laociana. Um desses é o Royal Palace, que é um palácio construído para o rei Sisavang Vong e seus familiares durante o período que o país foi colônia da França. É um local lindo e imponente. Nós preferimos não entrar, mas conseguimos apreciar um pouco de fora.
Outro ponto interessante é o monte Phousi. É um local sagrado e ito procurado por ser dono de uma vista deslumbrante. A hora mais concorrida é durante o pôr do sol, onde turistas se espremem para ver a bela cidade de Luang Prabang do alto. Lá tem também a imagem de Buda. Uma dica e subir por lado e descer pelo outro para aproveitar bem tudo do alto. É cobrada uma taxa de 20 mil kips por pessoa (cerca de 8,60 reais na cotação na data de hoje).
Os monges na Ronda das Almas
Luang Prabang é um dos vários locais no sudeste asiático que você pode se deparar com monges caminhando pelas suas ruas. A cidade possui alguns templos e outros pontos importantes para o budismo que você pode visitar facilmente a pé se estiver no centro.
Mas o auge mesmo é quando você pode presenciar os monges saindo bem cedo e caminhando pelo mesmo local todos os dias para receber suas doações. Essa é uma tradição antiga e, apesar de atrair muitos turistas, a gente recomenda que você evite tirar fotos com flashes e ser o menos invasivo possível.
Lembre-se que é uma manifestação religiosa/ espiritual, portanto, apreciar de forma tranquila, silenciosa e dando liberdade aos monges para receberem suas doações é a maneira mais respeitosa de acompanhar esse que é chamado o Caminho das Almas.
Alguns locais oferecem tours privados que chegam a custar 15 dólares por pessoa, mas achamos desnecessário. Basta você se informar no seu hotel o local e a hora exata que os monges saem para que você possa acordar bem cedo e ir apreciar essa que também é uma linda manifestação cultural.
Mercado Noturno
É um mercado tradicional da cultura e culinária do Laos. Como em todos os mercados desse tipo no sudeste asiático, você vai encontrar muitas barraquinhas vendendo souvenirs, bebidas e comidas a preços convidativos.
Como o Laos tem uma forte influência francesa você vai encontrar excelentes opções de pães doces e salgados por todos os lados. Nesse mercado, por exemplo, você pode ter uma refeição que é uma baguete e um ovo frito por apenas 15 mil kips (cerca de 6,50 reais na cotação de hoje).
É um ponto turístico também e logo está cheio de estrangeiros. É normal que os vendedores tentem cobrar um pouco acima dos valores normais, mas não tenha vergonha de negociar. Eles estão acostumados com isso.
As Famosas Cachoeiras do Laos
A beleza natural de todo o Laos é completamente exuberante. Bastam apenas alguns momentos para que você perceba a imensidão de florestas, rios, animais e outras vidas selvagens que fazem parte de todo o cenário. E as grandes estrelas disso tudo são as tão famosas cachoeiras de Kuang Si e Tad Sae
O local onde ficam as cachoeiras de Kuang Si é o mais visitado de todo o país. As águas de azul turquesa e com uma aparência de cenário de filme
Algumas Considerações
Luang Prabang é uma cidade muito turística e visitada o ano todo. Esse clima de tranquilidade às vezes pode se misturar com alguns espertos tentando ganhar uma grana a mais de turistas desavisados.
Portanto, tome algumas precauções quando for comprar, alugar ou negociar algo. Nós costumamos sempre olhar as avaliações dos locais antes no Google e no TripAdvisor. Isso já nos livrou de algumas furadas então acho importante você ter essa mesma atitude. Seja desde uma reserva de hotel até a escolha de um restaurante para almoçar.
Aqui em Luang prabang, por exemplo, é comum os turistas alugarem scooters ou outras motos de baixas cilindradas. Como a procura é grande, também é comum ocorrerem alguns golpes praticados por essas locadoras. Se você fizer uma busca no Google por scam motorbike in Luang prabang vai encontrar uma boa quantidade de blogs e sites falando sobre isso em inglês. Infelizmente há poucas informações em português ainda.
Outro ponto a se considerar é a atenção com aspectos ligados ao turismo em geral. Se você caminhar pelas ruas vai ser abordado por uma boa quantidade de tuk tuks o tempo todo oferecendo os mais variados tipos de tours. Certifique-se de fechar o negócio com clareza com relação ao valor, local e forma de pagamento. Além disso evite pagar antecipado. Existem relatos de turistas que pagaram para ir às cachoeiras e quando retornaram da visita o tuk tuk não estava mais lá aguardando.
Ainda falando em turismo, não caia na falácia do famoso tour para ver os elefantes. Os chamados “santuários” são lindos e atraem muita gente desavisada em busca de alimentar, dar banho e cuidar dos animais. Na verdade são animais que passam horas servindo de entretenimento levando violentos beliscões e carregando pessoas de um lado para o outro. Infelizmente esse tipo de local é muito comum em todo o sudeste asiático, portanto pesquise MUITO até encontrar um local onde os animais são tratados com respeito e dignidade.
Esses são apenas alguns exemplos, mas não se assuste. Como citei há pouco, apenas tome algumas precauções antes de fechar negócio. O local é sensacional e fazendo isso você vai ter uma experiência tão positiva quanto a gente está tendo aqui.
Estar em Luang Prabang é estar em contato constante com uma cultura linda e ainda pouquíssimo explorada por nós ocidentais.