De acordo com os editores do site World Travels Award, dedicado a premiar os melhores de várias categorias quando o assunto é turismo, São Petersburgo é a cidade mais bonita bonita da Europa. Esse prêmio é um dos mais prestigiados do setor, e para determinar os vencedores foi lançada uma votação entre os viajantes e pessoas que trabalham nas áreas ligadas ao turismo.
Eu já estive na cidade antes e contei um pouco do que vi na Veneza do Báltico, como é conhecida a cidade. Mas para quem ainda não foi e sustenta alguma dúvida do quão bela e surpreendente pode ser São Peter, abaixo uma lista com 10 bons motivos para que ela tenha faturado esse prêmio.
1. Igreja do Sangue Derramado
Conhecida também como Catedral da Ressurreição, foi construída no local onde, em 1881, houve um atentado contra a vida do Imperador Alexandre II, em que ele foi mortalmente ferido.
Além do muito colorido na parte exterior, no interior do templo você encontra um verdadeiro museu de mosaicos.
2. Palácio de Inverno
A área tem uma multiplicidade de arquitetura interessante: o palácio é em estilo barroco e o edifício sede em estilo clássico. Detalhe para o belo museu Hermitage.
Quando a construção do palácio de Catarina II foi finalmente concluída, foram compradas coleções de arte comerciante de um Berlim , resultando na ordem dela de construir outro edifício de dois andares para armazenar os quadros. Hoje o Hermitage mantém cerca de 700.000 obras de arte em seu acervo.
3. Rio Neva
4. Ponte Bolsheokhtinsky
5. Catedral de Santo Isaac
A igreja foi construída em 1858. Em 1930 foi fechada e, em seguida, tornou-se um museu.
O impressionante interior é coberto com mosaicos detalhados que complementam as belas colunas de coloridas.
6. Jardim de Alexandre (Alexander Garden)
7. Casa do Livro
Ocupando uma uma parte da avenida Nevsky Prospekt – principal avenida de São Petersburgo – a Singer Company Building, ou Dom Knigi (Casa do Livro), é uma obra-prima da arquitetura Art Nouveau. A torre de metal e vidro que cobre o edifício lhe dá uma boa altura e um olhar bem original do local.
8. Catedral de São Nicolau
Uma das igrejas mais modernas de São Petersburgo, a Catedral Naval de São Nicolau, em Kronstadt, foi construído em 1913, o ano do 300º aniversário da dinastia Romanov.
Como muitas outras igrejas de São Petersburgo, ela é coberta de mosaicos incrivelmente coloridos.
9. Palácio de Catarina
A filha de Catherine I, Elizabeth, reconstruíu o palácio em 1734. Inicialmente nenhuma riqueza diferente da original: após a reconstrução, o palácio passou a ostentar 1 km de cobre com 99 kg de ouro no lado de fora.
A Imperatriz russa Elizabeth usava o palácio como sua residência de verão.
A Sala de Âmbar – uma parte do legendário palácio. Mais de 453 quilos de âmbar foram utilizados para sua decoração.
Em 1941 o quarto foi destruído como resultado da captura do palácio pelos nazistas. 40 anos depois a Sala de Âmbar foi reconstruída – levou 20 anos. Em 2003, ela foi reaberta ao público.