Home Itália Costa Amalfitana Um guia pela bela Positano, na Costa Amalfitana

Um guia pela bela Positano, na Costa Amalfitana

80
0
SHARE

A comuna de Positano está situada na região da Campânia, na Itália, fazendo parte da bela e famosa Costa Amalfitana. A região já foi riquíssima devido sua potência marítima no século passado. Hoje ela se sustenta como um grande destino turístico, contando com boas opções de hospedagem e comércio local para atender ao público que a visita todos os anos.

Positano foi parte da poderosa República de Amalfi, desempenhando um forte papel no comércio internacional mesmo sem ter um porto. Ao conseguir prosperar após diversas invasões, a cidade ficou famoso por ostentar uma forte parceria com o oriente nos séculos XVI e XVII. Nesse período palácios impressionantes foram construídos. Hoje em dia muito deles já se encontram em ruínas, enquanto que outros foram transformados em hotéis de luxo. Com o início da revolução industrial sem possuir um porto, Positano não conseguiu competir com seus rivais, vindo a recuperar-se muitos anos depois, quando a indústria do turismo começou a prosperar e a levar riqueza para a cidade novamente

Positano Itália

A paisagem é muito bonita. Assim como em praticamente todas as comunas da Costa Amalfitana, suas construções se empilham em íngremes encostas, e suas áreas abertas são intensivamente cultivadas com frutas e legumes prosperando no solo vulcânico fértil.

Positano possui uma das poucas montanhas perfuradas do mundo: uma gigante rocha com um furo através dela. Segundo a cultura local, esse é um milagre realizado pela Virgem Maria.

Positano montepertuso Itália
Montepertuso

Quando visitar

O período mais movimentado se estende aproximadamente de junho até o final de setembro. A cidade apresenta boas e agradáveis opções fora desse período, embora os serviços de ônibus e ferryboat sejam reduzidos. Se você prefere algo mais sossegado, longe de multidões, os meses de outubro e novembro também são bons para visitar a cidade..

A atmosfera de Positano se mescla bem entre a cultura internacional e a segurança e tranqüilidade local, tornando-a uma espécie de aldeia exclusiva. Os restaurantes e lojas costumam ser caros, fazendo com que você não esqueça que está diante de um dos destinos mais famosos da Itália.

O que fazer em Positano

Se você busca algo além de fazer compras, comer e relaxar, Positano tem várias igrejas interessantes, com destaque para a Santa Maria Assunta. O seu interior é branco e dourado, com um ambiente bem arejado e atraente. Na pequena praça em frente à igreja você pode ver alguns dos tradicionais costumes italianos.

Igreja de Santa Maria Assunta, Positano, Itália

Uma dica de excursão é pegar o ônibus até Montepertuso, onde você pode admirar o buraco na montanha. Montepertuso é uma aldeia tranquila, perdida em olivais e que tem apenas um bar e dois restaurantes. Há alguns bons passeios , onde pequenos grupos de caminhada costumam ir. A partir da igreja você consegue ter um cenário espetacular, acima das pequenas casas de Positano, com as belas ilhas Galli como pano de fundo.

positano Itália

À direita da igreja existe um caminho que te leva de volta para Positano. A caminhada leva cerca de uma hora e é bastante fácil de fazer. A vista é fantástica, parecendo que você está prestes a cair no mar.

Praias em Positano

Em uma região onde parece que as belas falésias irão entrar a qualquer momento no mar, é comum encontrar praias escuras e de cascalho. As praias são administradas por alguns estabelecimentos locais, que alugam barracas e cadeiras, porém há parte livre onde você pode colocar a sua própria toalha e desfrutar de um bom banho no mar.

Se estiver em busca de um destino ainda mais tranquilo, siga até o oeste (sempre com o mar do seu lado direito do corpo).

Dicas de restaurantes, bares e vida noturna

Não há muitas opções com preços mais em conta na cidade, porém a variedade é extensa. Atrás ada praia existem alguns bons restaurantes, porem costumam ficar cheios e barulhentos. Para algo mais tranquilo, suba alguns degraus e logo você verá outros locais com pouco movimento. Junto a Viale Pasitea existem algumas boas opções também, como o excelente Da Vincenzo.

Viale Pasitea Positano Costa Amalfitana

Seguindo o caminho um pouco acima do mar, em direção Fornillo, você encontrará lugares em que se houve só o barulho das ondas, como o Lo Guarracino, um restaurante com um bonito terraço e que serve excelentes pizzas e frutos do mar por um preço mais acessível.

Para beber no final da praia principal encontra-se o Musci onthe Rocks, que é um local bonito mas caro. O La Zagara serve bebidas e sobremesas maravilhosas no seu terraço ao som de música ao vivo. Mais acima da Viale Pasitea você pode se sentar em mesas com vista para o mar, em um ambiente mais tranquilo enquanto ouve música napolitana sendo tocada ao vivo.

Balé de Positano

A cidade também é conhecido pela sua fama ligada à cultura do balé, atraindo convidados famosos para as suas apresentações anualmente. Inclusive, durante muitos anos, a partir de 1969, Positano foi premiada como tendo um dos melhores corpos de balé do mundo.

Como chegar a Positano

Positano está na mesma rota de ônibus entre Amalfi e Sorrento. A partir de Amalfi a viagem dura cerca de uma hora seguindo pela estrada sinuosa, e leva meia hora se você estiver saindo de Sorrento. Os ônibus SITA de cor azul costumam parar duas vezes em Positano: a primeira ocorre em direção a Sorrento e fica na junção da estrada costeira com a Viale Pasitea, e a segunda é no cruzamento com a Via Cristoforo Colombo. Os bilhetes podem ser comprados nas bancas e lojas da cidade.

 

Você também pode chegar à cidade de barco, mas fora da alta temporada eles costumam circular com baixa frequência.

Como se locomover dento da cidade

Para se locomover dentro da cidade é bem fácil. Existe um serviço interno de ônibus circular que roda com freqüência. O único problema é o engarrafamento muitas vezes causados por festividades, cortejos, pelas ruas estreitas e pela super lotação da cidade. Existe também um outro ônibus que segue em direção a Montepertuso e Nocelle a cada 1 ou 2 horas, e para na Piazza dei Mulini e na junção de Viale Pasitea com estrada. Nesse caso você não precisa comprar o bilhete com antecedência porque a viagem pode ser paga ao motorista.

Piazza dei Mulini em Positano Costa Amalfitana
Piazza dei Mulini

Outros destinos locais podem ser acessados pelo mar com barcos que ficam ancorados na marina. Lá você encontra alguns quiosques onde pode verificar detalhes e realizar reservas para os passeios. Alguns desses destinos mais procurados são a Grotto Smeraldo, as ilhas Galli, Amalfi e Capri.

Grotto Smeraldo Costa Amalfitana
Grotto Smeraldo

Onde se hospedar

Ao contrário de Amalfi, que possui um centro histórico e uma estrada movimentada ao longo da orla, Positano consiste principalmente de hotéis e moradias espalhadas em torno de uma curva de íngremes íngremes acima do mar. Consequentemente, quase todas as acomodações da cidade possuem uma vista deslumbrante do mar e da cidade. Esse tipo de geografia, porém, significa que há muitos degraus de escada a serem vencidos caso você queira desfrutar dessa vista. Se não quiser (ou puder) enfrentar as escadarias de Positano, a alternativa é ficar em um hotel ou pousada em cidades vizinhas como Amalfi, por exemplo.

Apesar de merecer mais de uma dia de visita, a cidade não é um dos destinos mais baratos para se hospedar. Os hotéis são famosos por seu luxo, mais ainda sim o preço continua sendo acessível se pensarmos nos bons serviços e na atmosfera do lugar.

Pousada Royal Prisco

Hotel Royal Prisco, em Positano, Costa Amalfitana

O Royal Prisco é uma pousada nova mas com bons quartos, oferendo um ótimo custo benefício. Os quartos são espaçosos e elegantes, e possuem ar condicionado, uma jacuzzi e uma cama extra próximo à varanda. É possível tomar café da manhã no terraço privado com vista o mar e para a cidade. A pousada fica próximo à parte mais baixa da Via Pasitea e você leva cerca de 10 minutos caminhando até o centro.

Para reservas acesse o site: Royal Prisco

Palazzo Talamo

Com uma bela vista a partir dos quartos e varandas, um café da manhã saboroso e um atendimento bastante eficiente, o Palazzo Talamo tem uma das melhores pontuações dentre todas as hospedagens de Positano.

Para reservas acesse o site: Palazzo Talamo

Hotel Reginella

Esse é um hotel familiar com uma boa localização e conforto. O valor ainda é acessível caso você esteja viajando com pouco dinheiro. A vizinhança é tranquila mas, às vezes, é possível ouvir o barulho vindo de ruas próximas pela manhã. Em volta do Reginella também existem várias opções de restaurantes e bares.

Para reservar acesse o site: Hotel Reginella

Hotel Eden Roc Suites

Hotel Eden Roc Suites, em Positano, Costa Amalfitana

Este é um dos mais bonitos hotéis e consegue agradar os padrões de todos os hóspedes internacionais. O Eden Roc possui uma piscina na parte externa, um terraço e as habitual e famosa vista para o mar de Positano. Ele fica na estrada principal acima do mar, mas é de fácil acesso. Os preços, nesse caso, já são um pouco mais altos, já que se trata de um hotel 4 estrelas.

Para reservar acesse o site: Eden Roc Suites

SHARE
Previous articleToda a beleza da comuna de Amalfi, na Itália
Next articleOs melhores parques ao ar livre em Moscou
mm
Cientista social e editor apaixonado por viagens, idiomas e todo o tipo de cultura. Já esteve em mais de 50 países, mas confessa que não sabe exatamente o número de cidades que já visitou. Acredita que a vida é muito curta para passarmos tempo demais em um só lugar, por isso está sempre transitando por aí.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here