COMPARTILHAR
trabalho-voluntário-ásia

O voluntariado é uma excelente maneira de se inserir em uma cultura local enquanto se viaja pelo mundo, imergindo em diferentes locais e conhecendo de perto como funciona a realidade das pessoas. Além, é claro, de ser uma das melhores formas de fazer o bem ao próximo.

Aliar trabalho voluntário com as viagens é uma experiência para a vida toda, sendo também uma das melhores maneiras de viajar gastando pouco. Por isso listei sete ótimas opções lugares que você pode trabalhar enquanto está na estrada.

Dar aulas na Índia

A Índia não é, com certeza, um dos países que você poderia facilmente ignorar. Seu tamanho gigantesco, seus recursos naturais, suas atrações culturais riquíssimas e seu povo de comportamento único mantém todos os seus sentidos vivos.

Dar aula na Índia te dará a oportunidade não só para impactar a vidas de muitas crianças que necessitam de carinho e contato com o meio externo em que elas vivem, mas também explorar lugares diferentes de onde você já esteve ao mergulhar na cultura rica desse lindo país.

Você pode se voluntariar para trabalhar com as crianças do jardim de infância, em escolas primárias e escolas de níveis mais elevados. Você pode ajudar a moldar a vida de uma criança dando perspectivas diferentes do que ela geralmente tem na Índia.

trabalho-voluntário-índia

 

Voluntariado na Mongólia

Mongólia pode não fazer parte do seu top list de destinos de viagens, mas deveria fazer, pois essa é uma terra de aventura e vastas experiências culturais inesquecíveis.

É um dos países mais pobres do mundo, e muitas pessoas vivem bem abaixo da linha de pobreza sugerida pela ONU.

Se você é ótimo com crianças então pode ajudar no cuidado delas em orfanatos e centros de atendimento que existem em determinados locais na Mongólia.

Algumas das atividades que você pode desenvolver são jogos educativos, ajudar nos trabalhos de casa, preparar refeições e até dar banho e ajudar a garotada a se vestir. A lista é extensa, mas garanto que a experiência na Mongólia pode ser muito positiva. Tanto para você quanto para os pequenos.

trabalho-voluntário-mongolia

 

Instituições que apoiam as mulheres no Marrocos

Marrocos é um dos destinos mais populares na África e, embora o turismo esteja em ascensão, a maioria das mulheres no Marrocos são extremamente pobres e não possuem as instruções necessárias que podem ajudá-las a melhorar seus estilos de vida.

O voluntariado para apoiar as mulheres no Marrocos envolve ensinar inglês ou francês, pequenas noções de economia e finanças, como utilizar computadores, artes, os direitos das mulheres e ajuda para desenvolver atividades geradoras de renda.

Este tipo de voluntariado leva você para os cantos e recantos do Marrocos, inserindo-se em pequenas aldeias, apresentando-lhe a rica cultura dos marroquinos.

trabalho-voluntário-marrocos

Preservação do santuário de orangotangos, em Bornéu

Os orangotango nas ilhas de Bornéu e de Sumatra, na Ásia, são uma espécie que estão em constante risco de extinção. Eles vivem principalmente nas árvores de pequenas reservas florestais e enfrentam a ameaça diária de extinção através do desmatamento, dos caçadores, da diminuição de seu habitat e outras causas naturais.

O trabalho voluntário de conservação do orangotango envolve ajudar no resgate de animais feridos, reabilitação, libertação de animais capturados e criar um ambiente adequado para eles.

Outras tarefas incluem ainda cuidar dos animais dando banho, limpando as fezes e preparando as refeições enquanto eles estão aos cuidados do grupo de voluntários.

Essa é uma das melhores formas para você ganhar habilidades de conservação da natureza e preservação desta espécie em vias de extinção.

trabalho-voluntário-na-ásia
Cuidar de crianças deficientes na Tailândia

Tailândia é um país maravilhoso, com muito a oferecer a partir de sua rica cultura e todas as suas diversidades impressionantes. Você vai sempre encontrar algo para se surpreender ao conhecer esse lugar sensacional.

O budismo é amplamente praticada na Tailândia e, uma vez que acreditam na reencarnação, nascer com deficiência é considerado uma punição por erros cometidos em uma vida passada.

Portanto, as crianças com deficiência são na sua maioria negligenciadas. Dessa forma os programas de voluntariado com as crianças portadoras de deficiência os ajudam a se sentir amados e ver a vida de um ângulo diferente.

trabalho-voluntário-tailândia

 

 

Cuidados de saúde na Guatemala

Guatemala é uma terra cheia de praias paradisíacas, de belas e antigas ruínas maias, e diversidades imensas que mantém o país recebendo cada vez mais visitantes.

Mas é também um país muito pobre e que possui altas taxas de mortalidade infantil por causa de escassez de recursos básicos, como saneamento e baixa qualidade da saúde pública, por exemplo.

Na Guatemala você pode se oferecer para dar cuidados de saúde para as comunidades locais, ajudando médicos, enfermeiros e cuidadores em centros de saúde.

trabalho-voluntário-guatemala

Prestar cuidados às famílias carentes no Brasil

Aliar trabalho voluntário e viajar não se estende somente por outros países. O Brasil é também um país riquíssimo cultural e naturalmente, porém sofre de graves problemas sociais como muitos outros.

Nosso é país é gigantesco, sendo comparado muitas vezes a um continente. Isso influencia, junto com outros fatores, para que serviços básicos cheguem a muios locais. Mas esse tamanho todo o faz se tornar o local ideal para quem deseja praticar o voluntariado e viajar ao mesmo tempo.

trabalho-voluntário-brasil

No interior de praticamente todos os estados, por exemplo, muitas famílias são financeiramente limitadas, forçando os pais a deixar suas casas e trabalhar muito longe. Isso quando há emprego, o que agrava ainda mais a situação dessas famílias.

Muitas delas dependem de organizações locais que ajudam a dar assistência com relação à moradia, alimentação e educação, por exemplo. Você pode se voluntariar para ajudar a fornecer alguns desses cuidados a essas famílias, ajudando a aumentar a sua confiança e auto-estima.

3 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia!!
    Como eu entraria em contato com essas instituições para participar desses trabalhos voluntários?? E quais seriam os pré requisitos. Sou bióloga, professora de biologia e teria interesse em ajudar. Desde já agradeço, ótima matéria!!

  2. Olá, Adrielle. Obrigado pelo comentário. No Brasil temos poucos representantes que ajudam a desenvolver o trabalho voluntário em outros lugares, mas uma que conheço e tive boas referências é a AISEC. No site http://www.aiesec.org.br eles fornecem bastante informações sobre esse tipo de intercâmbio. Abraço

  3. Bacana o conteúdo. Eu nunca tive oportunidade de viajar para Asia, então é sempre legal ver algo assim antes de realmente viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário
Por favor, escreva seu nome aqui