Home Itália Costa Amalfitana Toda a beleza da comuna de Amalfi, na Itália

Toda a beleza da comuna de Amalfi, na Itália

91
2
COMPARTILHAR

Amalfi é considerada a principal joia da tão famosa Costa Amalfitana, em Campania, na Itália. O maior e mais popular destino neste trecho montanhoso da costa, a cidade é o ponto certo para as férias de turistas que desejam explorar essa bela área. Ela já foi uma das grandes potências marítimas, e isso tudo pode ser comprovado através de sua arquitetura e de todas as tradições construídas e preservadas na comuna até os dias de hoje.

Quando visitar

A temporada de férias, que é quando a comuna recebe inúmeros visitantes todos os anos, se inicia na primavera e vai até o outono. De junho a setembro é o período em que as visitas disparam. Mesmo com tanto movimento, visitar ainda Amalfi é, com certeza, muito agradável. Mas se você prefere economizar um pouco e prezar pela tranquilidade, procure visitá-la fora desse período. Os hotéis costumam ficar muito mais baratos, porém tenha consciência que algumas atrações e boa parte do comércio pode estar fechada.

O que fazer em Amalfi

A cidade é pequena, mas isso não impede que você passe uma tarde conhecendo as ruelas e visitando pequenas lojas de souvenirs.

Amalfi Itália

Como o limão é um dos produtos locais mais famosos, você vai encontrar diversas variações de bebidas, doces e outros itens da culinária local ligados a esse fruto. Um dos famosos, inclusive mundialmente, é o limoncello. O licor é feito a partir de limões sicilianos e é geralmente servido como um excelente aperitivo ou digestivo. Há bons bares e restaurantes onde você pode experimentar a bebida. E não se esqueça de comprar algumas garrafas antes de voltar para casa, pois costumam ser excelentes souvenirs para dar de presente.

O vale de limoeiros é um lugar que também deve ser visitado. Lá você vai descobrir um pouco mais como se dá essa tradição com relação ao fruto, além de poder ver os limões gigantes que colhem na região.

limoncello em Amalfi itália

Passear pela beira do mar também é uma boa forma de contemplar a beleza desse ligar. Lá você o contraste entre luxuosos iates e a tradição pesqueira através de simples e pequenos barcos

O quebra mar oferece um bom passeio também, podendo render excelentes fotografias desse contraste e da natureza.

Se você é fã de caminhada, as encostas íngremes da região oferecem passeios desafiadores. Informe-se sobre ele no hotel em que você se hospedar e procure ir sempre na companhia de um guia local.

A Catedral de Duomo, datada do século IX, é considerada uma das grandes atrações da cidade. Ela fica na Piazza del Duomo, sobre uma grande escadaria.

Catedral de Duomo Amalfi Itália

O claustro Chiostro del Paradiso faz parte do complexo arquitetônico da catedral e, inclusive os bilhetes de entrada são comprados em conjunto. Antigamente essa construção serviu de mausoléu para algumas das famílias nobres de Amalfi. Hoje ele se preserva como uma das relíquias do passado, ostentando belas colunas brancas e um pequeno jardim no centro.

Chiostro del Paradiso em Amalfi Itália
Chiostro del Paradiso

O Arsenalle della Reppublica é um monumento à beira mar, construído para lembrar e homenagear o glorioso passado marítimo dessa comuna italiana.

Antigamente Amalfi também preservava uma atividade manufatureira ligada à produção de papel. Hoje essa atividade é lembrada através do Museo della Carta, que conta através de fotografias, documentos e livros todos os aspectos dessa atividade realizada na história amalfitana.

Museu da carta em Amalfi Itália

Praias de Amalfi

A cidade possui uma pequena praia que fica muito movimentada nos fins de semana durante todo o verão. Há alguns comércios onde você pode alugar barracas e toalhas. Caminhe em direção à praia de Atrani para ir em busca de um local mais sossegado.

praia de Amalfi Itália

Lugares para visitar a partir de Amalfi

Desde que Amalfi se conectou através de transportes públicos, ficou muito mais fácil visitar outros destinos tão belos quanto da região. As cidades de Pompeia, Nápoles e Herculano são destinos indicados para quem gosta de história e sítios mais arqueológicos.

Através das colinas da cidade é possível ver a bela Ravello, famosa não só por suas cores, mas também por servir de inspiração para diversos artistas italianos. O ônibus até lá varia de 3 a 16 euros, dependendo da validade que você pretende utilizá-lo. A viagem dura cerca de 20 minutos e, nos meses do verão, é comum não conseguir assento disponível no ônibus. Mas isso pouco importa pois contemplar, mesmo de pé, a paisagem das vilas Rufolo e Cimbrone, é algo impagável.

Jardim da Villa Rufolo em Ravello Itália
Villa Rufolo, em Ravello

No verão, com um cenário paradisíaco onde céu e mar se fundem acontecem alguns musicais nos jardins da Villa Rufolo, tornando a experiência de quem visita a cidade mais bela ainda.

Alugar um carro ou barco irá lhe permitir se locomover com mais facilidade ao redor de toda a costa. Assim será mais fácil visitar locais como Positano, Maiori, Praiano, Furore e Minori.

Visitar a ilha de Capri é outra excelente dica para quem está na costa. Para chegar até lá você pode viajar de barcos que partem do porto de Amalfi quase todos os dias.

Como chegar em Amalfi

Uma das melhores maneiras de chegar à Amalfi e à toda Costa Amalfitana é alugando um carro e ir dirigindo através das sinuosas estradas cravadas nas encostas.

Se preferir ir de ônibus, eles partem de Nápoles, Salerno e Sorrento, e a viagem, que dura cerca de 1 hora e meia, é feita pela empresa SITA. Eles partem duas vezes ao dia, mas no domingo não circulam tanto quanto os outros dias. Os bilhetes são comprados em bares  ou bancas ao redor da cidade, e quando entrar no ônibus você precisa validá-lo.

ônibus para Amalfi Itália

Mas viajar de transporte público pode ser um pouco complicado e demorado se você estiver na alta estação. Nesse caso pode ser viável também contratar um serviço de transfer, que pode sair quase o mesmo preço se você estiver em um grupo grande.

Se quiser ir de trem a estação ferroviária mais próxima em Salerno é Vietri sul Mare. De Salerno você pode continuar de táxi, de ônibus da empresa SITA, ou por ferryboat até Amalfi.

Também é possível chegar de barco. Se você partir de Salerno a viagem dura 35 minutos e custa 8 euros. Partindo de Sorrento você leva cerca de 1 hora e meia, mas os serviços desse percurso não costumam ser frequentes. Verifique com antecedência no site da Cop. San Andrea.

Onde se Hospedar em Amalfi

A Costa Amalfitana é um dos mais luxuosos e caros lugares para se hospedar na Itália. Muitos desses hotéis se encontram em Amalfi, mas caso você esteja preocupado com a cotação do euro e com gastos excessivos, ainda exitem opções de hospedagem mais em conta.

Se chegar à comuna através do transporte público, tente se hospedar no centro da cidade, pois a partir dali sua locomoção será muitos mais fácil através de toda a costa.

Residenza del Duca

A Residenza del Duca é uma excelente pousada e que atrai inúmeros visitantes todos os anos. Ela fica em um casarão histórico e oferece uma hospedagem boa e barata bem no centro de Amalfi, bem pertinho da Piazza del Duomo.

Para reservar acesse: Residenza del Duca

Residenza Luce

pousada em Amalfi Itália Residenza Luce

Contando com apenas cinco quartos, a pousada Residenza Luce oferece uma hospedagem única, com muito bom gosto e excelente atendimento. Os quartos refletem bem o estilo local, com lavado branco e piso de cerâmica, mas que contrastam bem com a modernidade. Essa é uma das acomodações mais sensacionais de toda a Itália. Não acredita? Visite o site de reservas e veja as notas que os hóspedes costumam dar aà pousada.

Para reservas visite o site: Residenza Luce

Hotel Fontana

Esta também é uma hospedagem popular na cidade. Os quartos não possuem ar condicionado, mas nada que possa comprometer sua estadia. Ele está localizado entre a junção da estrada principal em frente ao mar e a praça Piazza del Duomo. O hotel é bastante básico, mas tem bons preços. Especialmente se você considerar que alguns quartos tem vista para o mar.

Para reservas acesse o site: Hotel Fontana

Hotel Miramalfi

Esse é um hotel mais sofisticado (4 etrelas), com piscina que dá acesso ao mar. O hotel fica numa colina e tem uma ótima vista para o mar. Considero uma hospedagem mais romântica, mas também atinge atinge todos os gostos e, o que é melhor, com bons preços.

Para reservas acesse o site: Hotel Miramalfi

COMPARTILHAR
Artigo anteriorO mais velho mochileiro do mundo
Próximo artigoUm guia pela bela Positano, na Costa Amalfitana
mm

Cientista social e editor apaixonado por viagens, idiomas e todo o tipo de cultura. Já esteve em mais de 50 países, mas confessa que não sabe exatamente o número de cidades que já visitou. Acredita que a vida é muito curta para passarmos tempo demais em um só lugar, por isso está sempre transitando por aí.

2 COMENTÁRIOS

  1. Estaremos indo em julho 2017, ficaremos por 4 noites e Sairemos por Nápoles. Você recomenda um aluguel de carro durante a nossa estada em Amalfi? Estamos com pré reserva em Minori.

  2. Recomendo sim. Mas como é alta temporada e as vielas e vilas são bem estreitas, sugiro perguntar antes para a sua hospedagem se há local para estacionar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário
Por favor, escreva seu nome aqui