Home Dicas Passo a passo de como tirar o visto americano

Passo a passo de como tirar o visto americano

331
0
COMPARTILHAR

Viajar aos Estados Unidos ainda é o sonho de muitos brasileiros. A terra do Tio Sam atrai visitantes em todas as épocas do ano em busca das inúmeras atrações que o país oferece. No entanto, até certo tempo entrar no território americano era um pouco complicado por causa das políticas adotadas pelo país contra a imigração ilegal. Mas hoje, mesmo sendo ainda um processo burocrático e um tanto quanto chato, ir a destinos como las Vegas e Miami se tornaram mais fáceis com a nova política de fomentação do turismo nos Estados Unidos. Então, pensando nisso, aqui eu compartilho o passo a passo de como tirar o visto americano.

Antes de prosseguir, certifique-se de que o seu passaporte tem uma validade de, no mínimo, 6 meses a partir da data em que você vai viajar. Esses é um dos critérios fundamentais para se obter o visto. Tenha também em mãos seu cpf, rg, passaporte e visto anterior, se possuir. E com relação ao comprovante de reserva de hotel ou voo, segundo o consulado, eles não são necessários nesse processo de solicitação. Faça esse gasto somente quando tiver o visto aprovado.

Tutorial de como tirar o visto americano.

1º Passo: o preenchimento do formulário DS-160

A primeira etapa para que você obtenha o visto para os Estados Unidos é o preenchimento de um formulário chamado DS-160, disponível através do link https://ceac.state.gov/genniv/. Todas as informações devem atuais e fornecidas com clareza, pois qualquer incompatibilidade pode fazer com que você preencha tudo novamente desde o início. Não esqueça de salvar as informações ao decorrer do preenchimento. Apesar de você ter as perguntas traduzidas automaticamente pelo site, todas as respostas dadas devem ser em inglês.

como tirar o visto para os estados unidos americano vivendo viajando

Selecione o consulado para o qual você deseja comparecer para a entrevista, e logo em seguida clique em Start an Application. Após esse passo, será gerado um código de identificação (ID) para o seu pedido. Isso é importante para facilitar o acesso a seus dados futuramente, portanto anote esse código. Caso queira imprimir esse código basta clicar em Print Application ID.

Security Question

Escolha uma pergunta de segurança para facilitar seu acesso futuro ao banco de dados do site. caso tenha dúvida quanto à tradução, basta clicar no símbolo como esse abaixo. As opções em português aparecerão em seguida

Click here for more information

Personal Information 1

como tirar o visto americano vivendo vaiajando

Essa é a parte onde você deve iniciar a preencher seus dados. São muitas informações e é um procedimento chato, mas tudo isso é mesmo necessário. Lembre-se que não é permitido utilizar acentos. Abaixo três dicas de preenchimento que sempre causam dúvidas.

– Have you ever used other names (i.e., maiden, religious, professional, alias, etc.)? Selecione a resposta yes se você já tiver uitlizado sobrenomes diferentes do que consta no passaporte.

Personal Information 2

É a continuação de suas informações pessoais. Abaixo dicas para algumas questões que podem causar dúvida.

National Identification Number: número do CPF.

Passport Information

Insira aqui as informações do seu passaporte. Em Passport Book Number selecione ”Does Not Apply”, pois é uma informação inexistente nos passaportes emitidos pelo Brasil.

Travel Information

Aqui você seleciona o tipo de visto para o qual está aplicando. Primeiramente marque a opção “TEMP. BUSINESS VISITOR (B)”. Logo após selecione BUSINESS/ CONFERENCE (B1) se você está viajando a negócios, ou TOURISM/ MEDICAL TREATMENT (B2). É possível escolher os dois ao mesmo tempo, bastando escolher a opção  B1/ B2. Nesses casos a taxa cobrada será a mesma. Para outros tipos de visto é só clicar nesse link.

Datas da sua viagem

Escolha as datas de quando você pretende visitar os Estados Unidos. Caso não tenha certeza ainda de quando exatamente irá viajar, coloque datas aproximadas, tanto de ida quanto de volta. Com relação ao tempo de permanência a ideia é a mesma, então basta pôr um número aproximado do que você pretende estar em território americano.

 Onde pretende ficar nos Estados Unidos

Com relação a essa informação você pode seguir basicamente o mesmo que fez com as datas. Como sua reserva ainda não foi efetuada, você pode pesquisar um hotel que desejaria ficar, mesmo que não saiba se tem disponibilidade ou não. Essa é uma das pouquíssimas partes em que você não precisa ser tão exato. mas se tem um parente ou amigo (a), e pretende ficar na casa dele (a), coloque o endereço nessa área.

Informe seu contato nos Estado Unidos

Essa parte do formulário segue quase no mesmo padrão da anterior. Quando você for perguntado sobre Contact Person Name in U.S. selecione o campo Do Not Know caso você não tenha nenhum contato direto no país. Nos campos Organization Name in the U.S. e U.S. contact Adress informe o nome e o endereço do hotel em que pretende se hospedar, mesmo que ainda não tenha reservado.

Security and Background Information

São várias perguntas relacionadas à segurança e ao seu perfil pessoal. São questões um tanto quanto bizarras às vezes, mas também são necessárias no processo do visto. Caso você não tenha nenhuma ligação com de má índole, marque todas NO.

Formulário preenchido

Após terminar todo o preenchimento do formulário DS-160, faça uma revisão em todas as informações que você colocou, pois após salvar o documento nenhuma alteração poderá ser feita. Você precisará dessa confirmação impressa quando for comparecer no CASV. Caso não queira imprimir na hora, selecione a opção para que seja enviado para seu email.

2º Passo: o pagamento da taxa

O pagamento de U$ 160,00 (sim, 160 dólares) da MRV (Taxa de Solicitação do Visto) é obrigatório e não reembolsável, e pode ser feito em uma das agências do Citibank. Essa taxa é única, e o valor se altera somente se você for aplicar para outro tipo de visto. Mas antes disso tudo e para gerar o boleto a ser pago, você tem mais um formulário pela frente para preencher, mas esse é mais fácil e direto. No site oficial do consulado dos Estados Unidos, o CSC, basta preencher o cadastro e seguir para o pagamento e agendamento da entrevista. Caso tenha dúvidas, no site também há números para contatos por telefone. Lembre-se que a validade da taxa é de até uma ano. Após isso você deverá efetuar um novo pagamento.

3º Passo: Agendar a entrevista

Após seu pagamento ser confirmado você dará início ao agendamento da entrevista. Ao agendar através do site você deve inserir novamente alguns dados pessoais e selecionar a forma como seu passaporte deve ser entregue. Eu escolhi que enviassem para minha residência, e isso demorou cerca de 10 dias após eu ter finalizado todo o processo. Escolhido o local da entrevista, selecione também a data de comparecimento ao CASV, que é no dia anterior à entrevista, logo se você agenda sua entrevista para a quarta-feira, terá que ir ao CASV na terça-feira, por exemplo.

4º Passo: ida ao CASV

passo a passo de como tirar visto americano estados unidos vivendo viajando viagem casv consulado
Consulado no Rio de Janeiro

 

Esse é o local que é onde você irá tirar a foto, recolher as impressões digitais, levar seu passaporte, página de confirmação do agendamento da entrevista impressa e a página de confirmação de envio do formulário DS-160. O atendimento pode demorar às vezes, mas quando fui tive muita sorte pois estava bastante vazio.

Não é permitido levar mochilas, bolsas, sacolas, telefones celulares ou outros aparelhos eletrônicos para dentro do recinto. Em alguns locais, como no Rio de Janeiro, algumas pessoas oferecem serviços de guarda volumes ao redor, mas na minha opinião é algo em que não se deve confiar.

5º Passo: A entrevista

Sim, a entrevista. Mas fique calmo pois não é algo que se deve temer pois, como falei no início desse artigo, nunca foi tão fácil viajar para os Estados Unidos. Compareça ao local que você escolheu para realizar a entrevista. Na hora das perguntas, basta apenas dar informações verdadeiras e claras, apresentando documentos que provem tudo o que você disse e preencheu, como comprovante de rendimentos, de moradia, e qualquer outro documento que possa provar seu vínculo com o Brasil.

Leve no dia o seu passaporte (com no mínimo 6 meses de validade a partir da data de viagem, lembra?) e a página de impressa  e com código de barras da confirmação do formulário DS-160. Caso a pessoa que solicitou  o visto tenha menos de 16 anos ou mais de 65 anos, elas estão dispensadas da entrevista, mas mesmo assim podem ser chamadas caso o órgão americano ache necessário.

Visto negado

Seu visto pode sim ser negado, mas isso não é motivo de desespero ou drama. Os entrevistadores são, na maioria, tranquilos e não tem motivos sem fundamentos para negarem um visto. Geralmente isso acontece por inconsistência das informações, quando eles percebem que o viajante não pode pagar os custos da viagem ou por falta de clareza apresentada quando o solicitante é questionado sobre o vínculo com o Brasil. Essa questão de “vínculo” é para saber se você tem motivos concretos para voltar ao Brasil.

Tendo o visto negado você pode dar início a um novo processo de solicitação e, novamente, pagar a taxa de U$ 160,00.

Processo finalizado

Finalizando todo esse procedimento, basta aguardar seu passaporte chegar pelos correios (caso tenha solicitado isso), e começar a procurar por hotéis nos Estados Unidos. A melhor opção, e a que indico sempre, é o Booking.com. É o que uso sempre, e a vantagem é que não tem cobrança de taxa de reserva e você pode cancelar gratuitamente se quiser. Além de você poder ver a avaliação de todos os hotéis feitas pelos hóspedes que estiveram lá antes.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorEstação do Sol, uma linda pousada em Paraty
Próximo artigo10 dicas para economizar na sua viagem para a Europa
mm
Cientista social e editor apaixonado por viagens, idiomas e todo o tipo de cultura. Já esteve em mais de 50 países, mas confessa que não sabe exatamente o número de cidades que já visitou. Acredita que a vida é muito curta para passarmos tempo demais em um só lugar, por isso está sempre transitando por aí.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário
Por favor, escreva seu nome aqui