COMPARTILHAR
o que fazer no Panamá

O Panamá é um destinos pouco procurado por viajantes brasileiros. Dificilmente ouvimos algum amigo dizendo que vai passar as férias no Panamá ou tirar alguns dias de descanso nesse pequeno país da América Central. Considerado, por muitos, um destino exótico e que tem pouco a oferecer, saber o que fazer no Panamá vai muito além de visitar shoppings entre uma conexão e outra.

Como Chegar no Panamá

De Avião

A cidade do Panamá, capital do país, é considerada o grande hub (maior centro de conexões de voos) das Américas por conta de sua localização estratégica. É comum pegar um voo entre Rio de Janeiro e Miami, por exemplo, e passar algumas horas livre no aeroporto de Tocumen. Dependendo do seu tempo de conexão, é possível visitar alguns pontos turísticos mais próximos.

aeroporto Tocumen PanamáA companhia Copa Airlines tem voos frequentes para a Cidade do Panamá. A American Airlines, a Avianca e a Taca também possui voos regulares para lá, mas o domínio mesmo é da Copa, que costuma prestar bons serviços durante seus voos.

De Barco

Existe também a opção de fazer a travessia de Cartagena, na Colômbia, até o Panamá. É uma viagem cara, se considerarmos a distância (cerca de 500 dólares), e também pode se tornar uma experiência pouco agradável se você não está acostumado (a) a viajar de barco.

Mas se gosta de aventuras em algo fora do padrão, pode ser uma experiência incrível. Há tipo veleiros com capacidade para cerca de 20 pessoas, mas também opções em que você pega vários barcos menores e vai para em algumas ilhas durante o trajeto. Nesse caso o custo pode diminuir um pouco.

Trajeto Aeroporto de Tocumen x centro da Cidade do Panamá

O aeroporto é grande e bastante organizado. Logo na saída há opções escassas de ônibus (metrobus) que levam direto ao centro. Custa barato (quando vi estava cerca de 3 dólares) e é mais recomendado se você faz mais o estilo mochileiro que quer economizar bastante na viagem. Antes vendiam cartões de acesso para o metrobus, já que não pode pagar a passagem em dinheiro. Após uma pressão dos taxistas locais, o aeroporto parou de vender. A forma encontrada por alguns viajantes é pedir para que algum cidadão panamenho passe seu cartão e você o paga em dinheiro. Mas lembre-se que se trata de um ônibus coletivo comum, portanto, são grandes as chances de encontrá-lo cheio, além de não possuir espaço para a bagagem.

A maneira mais rápida e confortável é ir de táxi. Assim que sai do aeroporto já há várias opções aguardando em fila. O preço é bem mais alto do que o metrobus, custando cerca de 30 dólares o trajeto de Tocumen até Marbella, por exemplo.

Ao pesquisar sobre o que fazer no Panamá, lembre-se que você é um turista, portanto, uma vez ou outra haverá alguém querendo tirar mais dinheiro de você. Fique atento aos preços e serviços oferecidos. No caso dos táxis do aeroporto, prefira os do ponto com motoristas uniformizados. Os preços são tabelados, os carros são novos e o serviço prestado costuma ser muito bom. Você ainda pode dividir o valor com algum outro viajante que esteja indo para o mesmo local.

O Que Fazer no Panamá

Cidade do Panamá

Cidade do PanamáPor conta de seus arranha-céus, a Cidade do Panamá conta com boas opções para o dia e para noite. A parte boa é que o clima se mantém quase o mesmo durante todo o ano. As temperaturas geralmente são amenas e as chuvas esporádicas.

Casco Viejo/ Casco Antiguo

É considerada uma outra cidade dentro da capital. Com construções antigas e vielas com influência portuguesas e espanhola, essa área de mais de 340 anos conta muito sobre a história e cultura panamenha. Conhecido como Casco Antiguo, Casco Viejo ou San Felipe, a região está sendo cada vez mais revitalizado. O que antes era um local com casarões velhos e ruas perigosas, se tornou uma grande mistura de cores e cultura, com bastante segurança e opções de lazer para os turistas.

casco viejo panamáVocê pode visitar as igrejas e comer em alguns dos vários restaurantes locais por ali. Ou aproveitar uma boa salsa panamenha na movimentada noite da região. Dentre os lugares mais visitados está o hotel Tántalo, um ótimo lugar para comer e dançar.

Amador Causeway e Cinta Costeira

Um ótimo local para um passeio ao ar livre. A avenida é uma das partes mais bonitas da cidade, formada com sobras da construção do Canal do Panamá. É comum caminhar por ela e ainda encontrar influências, que esteve presente no local quando dominou o canal.

Apreciar a Vista em Diferentes Oceanos

Trump International Hotel PanamáBanhado pelo Atlântico e pelo Pacífico, é possível ver no mesmo dia o sol nascendo e se pondo em dois oceanos diferentes. E um dos melhores locais para apreciar essa vista é a partir do Trump International Hotel.

Fazer Compras

Uma das primeiras coisas que vem à mente quando se procurar o que fazer no Panamá são as compras. São inúmeros shoppings com preços bastante atrativos se compararmos ao mercado brasileiro. O Panamá tem uma taxa de impostos fixa que é de 7%. Os moradores locais acham uma taxa alta, mas vale muito a pena se a referência for a carga tributária brasileira. Os shoppings mais famosos são o Albrook Mall, o Metro Mall e o Multicentro, além do Dutty Free.

O nome da moeda no Panamá é o balboa. Ela consta mais como uma referência local, porque possui apenas moedas metálicas em circulação. A cotação do balboa é exatamente igual à do dólar. Portanto, não se preocupe em fazer câmbio porque a moeda americana circula livremente em todo o país.

Dançar Salsa

Apesar de Cali, na Colômbia, ser considerada a capital salsa, existem outros bons lugares para aprender e praticar esse gostoso ritmo caribenho. E o Panamá se mantém como um dos melhores locais para isso.

salsa panamá

 

A maioria dos hotéis e hostels tem opções de aulas particulares com preços acessíveis. E para praticar você pode ir em um dos vários clubes na área do casco viejo, ou na cobertura dos vários hotéis. O meu preferido é o Hard Rock Café Hotel, que conta com uma vista belíssima da cidade e, em algumas noites, tem entrada gratuita. E logo em frente tem alguns bares bem badalados também caso você queira apenas tomar um drink e relaxar.

Mercado de Mariscos

Mercado de Mariscos PanamáÉ o local onde a maioria dos locais e turistas compras peixes e frutos do mar com um bom preço e variedade. Caso não tenha onde cozinhar, pelo menos experimente um delicioso ceviche servido dentro do mercado. Custa em média 3 dólares.

San Blas

Um belíssimo arquipélago com 365 ilhas, banhado por um mar de águas cristalinas. San Blas é a verdadeira definição de um paraíso intocável. Se você ainda não sabe o que fazer no Panamá mas tempo disponível, esse é um dos destinos que mais recomendo.

Ilha Cayuco San BlasAs ilhas são administradas por famílias dos índios Kuna Yala. É uma Comarca oficial dessa tribo, e cada família administra um grupo de ilhas. Para chegar, caso não tenha tanto tempo livre, sugiro que você contrate um dos inúmeros passeios oferecidos nos hotéis. É a solução mais prática. Os preços partem de 100 dólares por pessoa. Ainda há uma taxa de 20 dólares paga aos índios Kuna, mas ela varia de acordo com a quantidade de dias que você vai ficar. O preço varia também de uma ilha para outra.

Saiba Mais: San Blas Panamá

Bocas del Toro

Praia das Estrelas - Bocas del ToroBem pertinho da fronteira com a Costa Rica, Bocas del Toro é outro local paradisíaco no Panamá. Diferente de San Blas, onde as ilhas são bastante tranquilas, contando às vezes só com um coqueiro e uma cabana, Bocas tem opções relaxantes no meio do nada, mas também oferece algumas boas festas dentro dos seus hostels e pousadas.

É um lugar bem movimentado o ano todo e atrai gente do mundo inteiro. Em Bocas del Toro você pode escolher entre surfar e relaxar nas suas praias de areia branca e água cristalina. Ou praticar mergulho durante todo o dia.

Canal do Panamá

Canal do PanamáÉ a grande referência do país e responsável por toda a sua história. O canal do Panamá foi construído pelas mãos dos franceses e dos americanos,. Já foi palco de disputa entre a Colômbia e os Estados Unidos. Hoje é um grande orgulho nacional administrado pelo próprio país.

O ingresso custa U$ 15,00 e dá o direito a assistir a um filme contando a história do canal, visitar o museu do canal e a assistir a travessia dos navios. Se você ainda não sabe o que fazer no Panamá, o Canal com certeza é um dos destinos obrigatórios.

Gostou das dicas sobre o que fazer no Panamá? Tem Sugestão de Mais lugares? Deixe seu Comentário Abaixo.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorOnde se hospedar na ilha Olkhon
Próximo artigoSan Blas, o Belo Arquipélago do Panamá
mm

Cientista social e editor apaixonado por viagens, idiomas e todo o tipo de cultura. Já esteve em mais de 50 países, mas confessa que não sabe exatamente o número de cidades que já visitou. Acredita que a vida é muito curta para passarmos tempo demais em um só lugar, por isso está sempre transitando por aí.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário
Por favor, escreva seu nome aqui