COMPARTILHAR

Ainda não sabe bem o que fazer em Santiago do Chile?

Não se preocupe pois, como parte de uma série de guias de cidades, vou te mostrar as melhores dicas de locais e o que fazer na capital chilena, um destino que conheci bem após ter morado por alguns meses.

Santiago, à primeira vista, parece uma cidade grande como qualquer outra. Mas engana-se quem imagina encontrar uma metrópole super barulhenta muito movimentada. Poderia até, inicialmente, compará-la a outras grandes cidades brasileiras para que você tenha uma referência, mas acabaria deixando de lado alguns detalhes imperdíveis que Santiago tem a oferecer.

pôr do sol em santiago chile

Por que visitar Santiago?

Santiago tem atraído muito atenção da imprensa ultimamente, e isso é porque cada vez mais a cidade tem conseguido construir sua identidade própria, contando com grandes museus e eventos culturais, comida deliciosa, artesanato local e, claro, o famoso vinho chileno.

Além disso, o Chile é um país lindo  e ostenta uma enorme variedade de paisagens. E se você está pensando em desertos, geleiras ou até mesmo a Ilha de Páscoa, Santiago é o ponto de partida para tudo isso.

videiras chilenas
Videiras chilenas

O que fazer em Santiago do Chile

Algumas das primeiras coisas que indico para se fazer em Santiago é ir nos mercados de frutas e vegetais, como o La Vega, e também no Mercado Central, onde encontram-se uma variedade enorme de peixes à venda. No caminho você vai esbarrar com muitos turistas, mas fique tranquilo pois esses também são mercados onde os moradores locais fazem as suas compras do dia a dia.

Se você estiver gosta de política, o museu dos direitos humanos Museo de la Memoria é um lugar que deve ser visitado.

Em um dia de céu claro pegue o funicular até a colina de San Cristóbal para apreciar a vista – é a única com a estátua da Virgem Maria que você pode ver toda a cidade do topo.

estátua virgem Maria colina de San Cristóbal

Para compras de souvenirs vá até Pueblito Los Dominicos, uma aldeia de artesãos no pé da Cordilheira dos Andes, ou vá para uma degustação de vinhos em Concha y Toro, Cousiño Macul ou Santa Carolina  e compre uma garrafa para presentear alguém ou a si mesmo (a).

Melhores bairros para se visitar em Santiago

O bairro Bellas Artes é cheio de bares e cafés em todos os seus arredores.

Perto do bairro Bellavista tem alguns ótimos restaurantes e boa vida noturna. Um local bastante agradável para se fazer uma caminhada e conhecer algumas artes de rua. Também é um bom lugar para se comprar algumas lembranças. Uma dica a mais: visite o Museu La Chascona, antiga casa do poeta chileno Pablo Neruda.

Para fugir um pouco do caminho tradicional, visite o bairro bairro Yungay, um local pitoresco e que ficou bem famoso após o terremoto de 2010 devido sua rápida ação para preservar vidas e monumentos históricos.

Onde comer em Santiago

Há alguns anos atrás Santiago ainda não possuía uma identidade cultural tão forte como é apresentada hoje. E isso se refletia, é claro, na comida que. apesar de ser atraente, não apresentava sabores tipicamente locais. Hoje é completamente diferente, pois Santiago já mostra que tem uma excelente comida local, atraindo muitos visitantes em busca dessa experiência gastronômica.

Grande parte desse crescimento se deve graças a um influxo de imigrantes peruanos, que foram introduzindo aos poucos a sua culinária na capital chilena.

Para começar com algo diferente, siga até o bairro Patronato para conhecer a influência da cozinha coreana, além dos kebabs trazidos por outros imigrantes.

comida chilena

A comida chilena é saudável e bem gostosa. Um dos mais lugares que mais indico comer é no agradável restaurante Ana María, no bairro República.

Se você não é muito fã de dietas assim como, e prefere se jogar bem na cultura local, indico os sanduíches chilenos do Dominó. São gigantes, suculentos e com um preço bem acessível. É como um fast food mas com comidas locais.

Onde beber em Santiago

Ao longo da rua Tobalaba, ao sul do metrô de mesmo nome, você vai encontrar uma variedade de bares para se divertir.

Moloko é muito bem frequentado e possui uma grande lista de coquetéis, mas o meu preferido mesmo é o Eclectico, onde tem a melhor drink d manga em Santiago.

Andando mais pelo centro da cidade, o bar The Clinic serve bebidas com um lado de sátira em relação ao jornal online que leva o mesmo nome.

Os melhores lugares para curtir a noite em Santiago

O bairro Bellavista tem muitos bares e boates à disposição quase sempre. Mas lembre-se: ao perguntar seja bem específico com o que você procura para não ser confundido com um strip club.

Ao redor da rua Orrego Luco, em Providencia, também existem bons lugares para dançar.

Na avenida Las Condes você pode encontrar o Sala Murano, um clube conhecido da cidade. E na Vicuña Mackena, em Santiago Sur, fica o Klub Magosta, considerado dono da melhor pista de salsa da cidade.

aula de salsa no Chile

Onde se hospedar em Santiago

Assim que cheguei à cidade de Santiago para passar os próximos meses fui direto para o Andes Hostel. O lugar é excelente em sua localização e hospitalidade. O preços também vale muito a pena se comparado com outros hostels da região.

hostel no chile

Mas se sua ideia é se hospedar em um lugar mais sofisticado e, claro, com o preço mais alto, o The Aubrey é um hotel boutique que pode suprir bem suas expectativas.

Onde fazer compras em Santiago

Para alimentos é indispensável ir ao La Vega ou ao Mercado Central. O Mercado Central, inclusive, é uma ótima parada para o almoço. Uma dica: prefira comer nas laterais ou do mercado, ao invés do centro. A comida é praticamente a mesma, porém os preços são mais baixos.

mercado la vega santiago

Para comprar artesanato não há opção melhor do que em Pueblito Los Dominicos. O lugar é bastante tranquilo e os próprios artistas estão lá para conversar com você.

pueblito los dominicos santiago chile

Eu confesso que não sou fã de souvenirs e algo do tipo, mas quando existem peças pequenas (como um colar) que podem falar mais da história do povoado local, acho que vale a pena. Em Pueblito você encontra alguns desses artigos interessantes.

Eventos e festas Santiago do Chile

O feriado mais importante no Chile é chamado de Fiestas Pátrias ou el Dieciocho, o feriado do dia nacional relacionado com a independência de 18 de setembro. É uma semana inteira com festivais ao ar livre chamado fondas, onde você vai encontrar comida, bebida, entretenimento e jogos.

fiestas patrias santiago chile

Como se locomover em Santiago

O transporte público em Santiago é eficiente e moderno. O metrô é fácil de usar e o sistema de ônibus que leva ao você chegar é fácil de descobrir.  Para montar seus roteiros sugiro antes entrar no site da Transantiago para conhecer todas as opções disponíveis.

Como encontrar WiFi Gratuito

Existe uma cafeteria da Starbucks por toda a parte. Algumas estações de metrô também tem Wi-Fi de graça, mas pessoalmente eu prefiro estar tomando um café em uma calçada do que verificar meu e-mail no subsolo. Se possível, é claro.

Melhor época para visitar Santiago

Se você puder visitar a cidade em setembro e pegar alguns dais da celebração Dieciocho, é a melhor época.

O inverno é um pouco cinzento e poluído, então eu não iria sugerir que você visite Santiago em junho ou julho, mas se este é o seu clima preferido essa é a melhor época para aproveitar um friozinho chileno.

Janeiro e fevereiro costumam ser os meses mais quentes e ensolarados e, às vezes, muito quentes. Para temperaturas mais amenas visite a cidade nos meses de Março a Maio e de Agosto a dezembro.

O que você não pode deixar de ver e fazer em Santiago

Depois de muitas opções, se você ainda não sabe o que fazer em Santiago do Chile uma boa e tradicional degustação de vinhos chilenos é uma das coisas que todo visitante deveria provar, seja no vale do Colchagua em direção ao sul, ou no vale Casablanca em direção à costa.

Vale de Casablanca

Praticamente todos hotéis e hostels oferecem pacotes com vários tipos de visitas às vinícolas. Costumam ter um preço caro se comparar com a visita feita por conta própria, por isso se você pretende economizar vale a pena seguir sem nenhum pacote.

Uma segunda dica de destino a partir de Santiago é seguir em direção a Valparaíso para desfrutar da brisa do mar Pacífico.

valparaiso chile

Não deixe de experimentar também a abundância de pisco sour, que é semelhante às famosas margueritas, mas com pisco, a aguardente de uva, em vez de tequila.

Pisco é feito somente em uma região do Chile e parte do Peru, e para ambos os países a questão de quem realmente pertence o local torna os ânimos acalorados, pois se trata de um orgulho nacional para os dois. Chileno ou peruano, pisco sour continuará sendo uma delícia.

Pisco Sour

Como chegar em Santiago

LAN, TACA e Delta costumam oferecer os melhores preços, horários e disponibilidade.

A rota alternativa e popular é tomando um ônibus até Mendoza, na Argentina, e de lá outro ônibus até Santiago, o que lhe dá uma excelente visão ao atravessar a Cordilheira dos Andes.

 

COMPARTILHAR
Artigo anterior10 Cidades da Rússia para você passar o Ano Novo
Próximo artigoO homem mais solitário do mundo
mm
Cientista social e editor apaixonado por viagens, idiomas e todo o tipo de cultura. Já esteve em mais de 50 países, mas confessa que não sabe exatamente o número de cidades que já visitou. Acredita que a vida é muito curta para passarmos tempo demais em um só lugar, por isso está sempre transitando por aí.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário
Por favor, escreva seu nome aqui