Home Europa Rússia Lago Baikal, um dos maiores tesouros da Rússia

Lago Baikal, um dos maiores tesouros da Rússia

166
4
COMPARTILHAR

O lago Baikal é um dos destinos mais surpreendentes da Rússia. O maior e mais profundo lago de água doce do mundo está localizada na Sibéria Oriental, entre as belas florestas de taiga e aspectos nórdicos. A água é tão pura e limpa que quase é possível beber enquanto você dá um mergulho. A bela costa grandes áreas selvagens para camping, bem como os outros pontos turísticos confortáveis.

ilhas Olkhon Island, no lago Baikal
Ilha Olkhon, no lago Baikal

A atmosfera em torno do lago Baikal é verdadeiramente mágica. Ela lembra um oceano: poderosa, profunda, selvagem e, ao mesmo tempo, confortante. Antigamente haviam algumas tribos locais que faziam do lago seu centro espiritual. Ainda é possível sentir essa energia em volta. Especialmente nas áreas mais remotas, onde não há eletricidade, nenhuma conexão de telefone celular e nenhuma civilização.

Uma das maneiras mais especiais de visitar o Baikal é através de um trem da Transiberiana. Na verdade o Baikal deve ser uma das principais razões para você fazer a viagem através da ferrovia Transiberiana. O trem para em Irkutsk e Ulan-Ude, então ao invés de sentar no trem durante 6 dias até chegar em Moscou (ou Beijing), você pode pegar o trem em Irkutsk e fazer uma viagem até o Baikal. As experiências que você pode ter por lá com certeza serão incomparáveis com qualquer outra que você tenha tido

Lago Baikal, Rússia

Na Rússia, lago Baikal se soletra “Ozero Baykal”. A palavra “Baikal” veio do idioma turco, onde “bai” significa “ricos” e “kul” significa “lago”. Assim Baikal originalmente significa “lago rico”. E ele realmente é rico, pois contém 20% da água doce da superfície da terra. Sem falar na flora e na fauna do lago, que são bastante misteriosas.

O lago é tão grande que os moradores o chamam de mar. E este “mar” continua crescendo rapidamente, com a velocidade média de 2 cm por ano. O Baikal é considerado como um futuro oceano, onde acredita-se que em vários milhões de anos haverá um novo grande oceano em toda a Ásia. O Baikal será o ponto de partida para este oceano.

Este lago é tido como um dos lugares sagrados da Ásia. Povos antigos oravam ao longo do lago pois acreditavam no seu poder. Inclusive ainda é possível ver no lago as esculturas exclusivas e partes dos rituais das tribos que passaram por ali há milhares de anos atrás.

O Baikal serve como um limite para duas províncias russas: a República Buryatia (costa sudeste) e a Região de Irkutsk (costa norte-oeste). A parte sul-ocidental de Baikal é a mais turístico, no entanto a parte nordeste encontra-se quase deserta, pois possui poucos habitantes e quase não recebe turistas.

Em 1996 o lago Baikal foi adicionado à lista de Patrimônio Mundial da UNESCO, aumentando ainda mais sua importância em relação a toda a humanidade.

Outros artigos relacionados:

4 COMENTÁRIOS

  1. Li uma crítica dizendo “o lugar que vc nunca gostaria de ir”. Fala ´serio! O lugar é lindo, e gostaria sim de conhecer!

  2. É verdade, Fernanda. Acho que quem escreveu essa crítica estava num momento ruim da vida, porque é quase impossível visitar o lago Baikal e não gostar. É um dos locais mais mágicos desse planeta. Abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário
Por favor, escreva seu nome aqui