COMPARTILHAR
por-do-sol-champs-elysees-paris

Capital da França, Paris é um centro mundial de negócios, cultura e moda. É difícil não se apaixonar por esta cidade mágica que transpira história, sofisticação e estilo. Mas há algo mais de especial em Paris: seus museus e monumentos estão entre alguns dos melhores do mundo e fazem parte de qualquer bom roteiro parisiense. Especialmente se você gosta de arte.

A comida, a música, o vinho… Paris tem muito a oferecer. É uma cidade grande, com milhares de anos de história, por isso já adianto que você nunca vai conseguir ver tudo em uma única visita. Mas isso é bom, porque depois de uma visita você nunca vai se cansar de visitá-la muita outras vezes. E eu a considero melhor ainda ao vivo do que nos filmes. E acredito que você vai sentir o mesmo após a sua primeira visita. E se você ainda não sabe o que fazer em Paris, não se preocupe porque montei um roteiro bem diversificado para aproveitar a bela capital francesa.

Os custos básicos

Preços dos Hostels – Albergues em Paris não são tão baratos quanto em outras cidades francesas. Os quartos em dormitório custam entre $ 30 a $ 40 euros por noite. Durante a alta temporada de verão e nos finais de semana os preços podem subir ainda mais. Os preços dos quartos duplos privados começam em cerca de $ 90 euros por noite.

Preços de hotéis – Hotéis econômicos começam em cerca de $ 80 euros por noite. Se você quiser algo perto do centro, vai encontrar preços mais perto de $ 120 euros. Mas tenha atenção, pois mesmo em Paris existem diferentes tipos de acomodações e preços. mesmo que vá pagar um pouquinho mais caro não significa que terá uma acomodação mais aconchegante. Evite surpresas lendo artigos que te mostram como escolher uma boa acomodação, ou então efetue a reserva diretamente no site do Booking.com.

Custo médio de alimentação – Espere pagar entre $ 25 a $ 40 euros para jantar num restaurante agradável tomando um bom vinho. Se você quiser economizar dinheiro tente evitar as áreas turísticas, onde os preços giram em torno de 10% a 30% a mais. Felizmente comprar sua própria comida é bem barato se comparado com a maioria dos restaurantes. Há muitos pão, queijo, mercados e açougues por toda a cidade. É comum para pegar alguns ingredientes e fazer um piquenique em um dos muitos parques de Paris. Criando a sua própria refeição vai custar cerca de $ 10 a 15 euros, dependendo do que você comprar. Comer sanduíches pré-fabricados ou fast food geralmente custa cerca de $ 7 dólares. Há alguns restaurantes que servem comida boa barata ao redor da cidade. Muitos pratos custam cerca de $ 12 euros, mas não espere nada tão sofisticado por esse preço.

Custos de transporte – O sistema de transporte público de Paris é um dos mais abrangentes e eficientes do mundo. Em praticamente cada esquina tem uma estação de metrô. Um bilhete de metrô/ ônibus de uso único custa $ 1,80 euro. O “pacote” com 10 bilhetes de uso único custa $ 14,10 euros. O day pass do metrô pode ser adquirido por cerca de 15 euros. Visite o site oficial do Paris By Train para verificar os preços atualizados.Táxis na cidade são caros e com o metrô funcionando até tarde da noite há pouca razão para utilizá-los. O trem para o aeroporto custa 10 euros.

Dicas para poupar dinheiro em Paris

Descontos no Louvre – O museu do Louvre oferece desconto após as 18:00, às sextas-feiras e é gratuito aos domingos. Durante a baixa temporada ele fica fechado às terças-feiras. Ele está localizado no centro da cidade e tem duas estações de metrô – ambos marcados “Louvre”. Saia em qualquer uma delas. Economizar ao ver um dos pontos turísticos mais famosos de Paris é possível.

Compre um cartão do metrô – Paris tem mais de 300 estações de metrô, por isso é fácil de se locomover pela cidade. Um passe de um dia é apenas $ 7 euros. Além disso, se você comprar 10 bilhetes vai pagar 14,10 euros. Mais barato do que os 1,80 euro de um bilhete individual

Fazer um piquenique – Com tantos belos parques e jardins ao ar livre, seria difícil não tirar proveito disso. Comer em Paris é barato quando você faz sua própria compra. Compre um pouco de pão, queijo e carne nas lojas locais e faça um piquenique ao ar livre, com vista para a torre Eiffel. É uma boa forma de se divertir e vai custar muito menos do que num restaurante ao redor.

piquenique-em-paris

Paris Museum Pass – Este é um cartão pré-pago que você recebe acesso a mais de 70 museus e monumentos em torno de Paris. Um passe de dois dias é de 42 euros. Um passe para quatro dias é de apenas $ 56 euros. E um passe de seis dias é de apenas $ 69 euros. Isto é perfeito para  qualquer um que quer economizar dinheiro e não enfrentar longas filas. Como a maioria das pessoas visita muitos museus na cidade, você está praticamente garantindo a economia do seu dinheiro.

Museu gratuito – Todos os museus nacionais são de entrada gratuita no primeiro domingo de cada mês. Se acontecer de você acertar o dia, esteja ciente da possibilidade de encontrar grandes multidões e longas filas.

Melhores Coisas para ver e fazer em Paris

Ficar sob o Arco do Triunfo – Este monumento fica no centro da Place Charles de Gaulle e é um dos lugares mais famosos de Paris. Os visitantes podem subir 284 degraus para chegar ao topo do Arco, onde eles vão receber informações sobre a história da cidade, bem como algumas belas vistas panorâmicas. É um dos meus lugares favoritos para ver a cidade.

Caminhe pela Champs Élysées – Esta é uma avenida muito prestigiada em Paris, com cinemas, cafés e muitas lojas de luxo. É também uma das ruas mais famosas do mundo, passando por baixo do Arco do Triunfo até o Louvre. Está sempre cheia e as coisas costumam ser caras, mas é um ótimo lugar para curtir a noite ou tirar fotos durante o dia. Vá de manhã bem cedo para ver esse lugar totalmente vazio. Nessa hora você consegue tirar belas fotos, dignas de cartão postal.

Explore o Louvre – O Louvre é um dos maiores museus do mundo, com milhares de metros quadrados de espaço e milhões de obras de arte. Ele abriga peças da época clássica até o século 19. Esteja preparado para passar horas aqui e mesmo assim não conseguir ver tudo. Para realmente apreciar o Louvre você vai precisar de pelo menos dois dias inteiros, mas se você estiver focado pode fazê-lo em uma tarde toda.

Vá a outros museus – O Louvre pode obter a maior parte da sua atenção, mas há uma abundância de outros grandes museus na cidade. Certifique-se de que você irá ao museu  D’Orsay para ver grandes obras impressionistas, ao incrível museu Rodin, ao museu do Holocausto (um dos melhores do mundo) e ao Musee D’Orangerie (também impressionista).

museu-rodin-paris
Museu Rodin

Vá ao Latin Quartier – A área histórica perto da Notre Dame, Latin Quartier, está cheia de pequenas ruas sinuosas que se transformam em ângulos estranhos para depois se abrirem em pequenos quadrados cheios de cafés e restaurantes. Há uma grande quantidade de bares aqui e é muito popular entre os estudantes durante a noite.

Relaxe no Jardin Du Luxembourg – O Jardin du Luxembourg é o maior parque público em Paris. O jardim contém pouco mais de uma centena de estátuas, monumentos e fontes. Todos espalhados pela propriedade.

Veja a cidade do topo de Montemartre – A casa de artistas ao longo de décadas, esta área lhe dá uma vista deslumbrante de Paris. É o lar da única vinícola dentro dos limites da cidade, e é ótimo para aqueles que querem visitar lugares frequentados por pessoas como Hemingway e Gertrude Stein.

Suba a Torre Eiffel – Visitar Paris sem vislumbrar a Torre Eiffel é algo impensável. Construído para a Feira Mundial de 1889, a torre de 300 metros é um feito de radical da engenharia na época. Na primeira vez os parisienses a detestaram e passaram a chamá-la de “o aspargo de metal”. Mas com o tempo a torre foi conquistando seus admiradores. Chegue cedo para evitar as longas filas até o topo. Especialmente em um dia agradável, onde sua linha de visão pode se estender por mais de 10 quilômetros. Veja aqui como visitar a torre Eiffel.

Notre Dame – essa obra prima gótica de Paris foi construída entre 1163 e 1334. Siga a partir da torre norte para o sul para apreciar a alvenaria e obter um bela visão da Galeria de Quimeras, com pássaros e os animais fantásticos que olham sobre a balaustrada. A fachada exterior tem sido limpa nos últimos anos, mas o interior ainda tem um pouco desse charme gótico antigo e sujo.

catedral-de-notre-dame-paris
Notre Dame

Visite Sainte Chapelle – Eu acho essa igreja gótica muito mais bonita do que sua vizinha Notre Dame. É muito pequena, mas o vidro e a decoração manchada são requintes mais inspiradores do que Notre Dame. Normalmente há uma longa fila para visitá-la. Se tem pouco tempo e não sabe o que fazer em Paris, inclua essa igreja na sua lista pois não vai se arrepender.

igreja-gotica-sainte-chapelle-paris
Sainte-Chapelle

Vá ao Palácio de Versalhes – Uma visita ao palácio dos reis da França exige um dia inteiro. Ele fica muito cheio, mas isso significa que na maior parte do tempo você tem a companhia de pessoas se espremendo em suas fotos ao ver de ser empurrado para outras salas. O palácio é luxuoso e faz você ver por que o francês se revoltaram. Certifique-se de visitar a casa de Marie Antoinette e passar o tempo andando pelos enormes e espaçosos jardins. Fins de semana de verão são o melhor momento para ver o jardim e as fontes tem música ao vivo.

Vá ao Le Nouvel an Chinois – No mês de fevereiro Ano Novo Chinês é comemorado aqui e na Chinatown de Paris.

Comemore o Dia da Bastilha – Cada 14 de julho, um grupo de eventos espetaculares em Paris comemora a Tomada da Bastilha, dando início a Revolução Francesa. Há uma enorme desfile televisionado e uma incrível exibição de fogos de artifício. Este é o Dia da Independência francesa e um dos dias mais animados do país.

desfile-dia-da-bastilha-paris

Experimente o Cinema en Plein Air – Todo mês de julho Paris põe uma tela inflável no Parc de la Villete para este grande evento de cinema ao ar livre. Lembre-se de levar pipoca e alguns outros petiscos para a sessão de cinema.

Ande pelas Catacumbas de Paris – Debaixo da cidade de Paris você encontrará uma rede de túneis. A resistência francesa usou esses túneis durante a Segunda Guerra Mundial, e festas rave aconteciam lá durante os anos 90. Dentro desse labirinto de túneis encontram-se as famosas Catacumbas de Paris. Aqui você pode visitar os túneis e ver os antigos cemitérios da cidade. É um dos lugares mais legais e assustadores de Paris, mas que muitas vezes é esquecido pelos turistas.

Dançar a noite toda – Se é fã de clubes modernos ou de músicas mais tradicionais como o jazz clássico, você não deve deixar Paris sem ouvir a música que atraiu alguns dos melhores músicos e artistas para a cidade. Há uma quantidade abundante de bons clubes de jazz na cidade. Visite alguns deles e sinta a atmosfera tradicional parisiense.

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorGuia da Cidade – O que fazer em Melbourne, Austrália
Próximo artigoConheça o submundo das Catacumbas de Paris
mm
Cientista social e editor apaixonado por viagens, idiomas e todo o tipo de cultura. Já esteve em mais de 50 países, mas confessa que não sabe exatamente o número de cidades que já visitou. Acredita que a vida é muito curta para passarmos tempo demais em um só lugar, por isso está sempre transitando por aí.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário
Por favor, escreva seu nome aqui