Home América do Sul México Conheça o Dia de Los Muertos, festival no México que celebra o...

Conheça o Dia de Los Muertos, festival no México que celebra o dia de finados.

176
0
SHARE

No Brasil o dia de finados geralmente é ligado à tristeza, dia chuvoso, frio. Mas para os mexicanos isso é bem diferente. Eles comemoram a data com uma festa muito colorida, cheio de alegrias e um tanto quanto irreverente.

A festa do Dia de Los Muertos é tratada como uma data especial, em que homenageiam nossos antepassados e, segundo eles, isso ajuda a nos manter mais ligados a eles, de modo amigável e saudosista.

Uma das comemorações mais famosas do país é realizada na comunidade de San Andrés de Mixquic, bairro da Cidade do México localizado no sudoeste da capital.

O evento principal é chamado de Alumbrada, realizado em 2 de novembro. Nele, o cemitério que envolve a igreja principal é iluminado por centenas de velas e envolvido pela fumaça dos incensos de pessoas que homenageiam seus entes queridos. Ao mesmo tempo, decoram-se túmulos com flores, cruzes e imagens de santos e divindades, tornado o espetáculo muito bonito.

Os festejos começam dia 31 de outubro, e vão até dia 2 de novembro, e vale também levar comidas e bebidas para os cemitérios, onde as pessoas se reúnem nos túmulos para cantar, tocar, beber e comer. Tudo feito com muito respeito, muita devoção e… muita alegria. As celebrações ocorrem em clima de paz e confraternização.

A tradição faz parte do aspecto religioso que caracteriza a devoção do povo mexicano. As manifestações populares misturam elementos católicos a rituais ancestrais de culturas pré-colombianas, como a teotihuacana, a maia, a olmeca, a zapoteca, a tolteca, mixteca e a mexicana (ou asteca). De modo simplificado, para essas culturas a morte significa antes a continuidade da vida. Faz parte do ciclo natural: viver, morrer, renascer.

Há ditado popular mexicano que diz: “La muerte está tan segura de alcanzarte, que te da toda una vida de ventaja” (a morte tem tanta certeza de que vai te pegar, que te dá uma vida inteira de vantagem). Uma verdadeira celebração da vida, o Dia de Los Muertos no México foi reconhecido em 2003 pela Unesco como Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade.

Abaixo um video que mostra mais um pouco da celebração.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here