Home Rússia Listvyanka Conheça Listvyanka, a porta de entrada para chegar ao lago Baikal

Conheça Listvyanka, a porta de entrada para chegar ao lago Baikal

99
2
COMPARTILHAR

Uma pequena vila que fica a 1 hora de carro a partir de Irkutsk, no lado ocidental do Baikal, Listvyanka é o local mais confortável para quem deseja visitar o lago. Há alguns hotéis na cidade que cabem em todos os orçamentos, bem como muitos atividades turísticas (passeios de barco, trekking, excursões para as partes mais remotas do lago, esportes de inverno).

Se você quer saber como chegar ao lago Baikal, Listvyanka é ponto base certo para a sua viagem.

Listvyanka Lago Baikal Rússia

Listvyanka é considerada uma cidade um pouco exagerada, uma vez que não é tão pitoresca quanto as outras cidades ao redor. O local dispõe de apenas um acesso fácil e rápido ao lago Baikal, fazendo com que o caminho fique superlotado às vezes. Então se você tem um pouco mais de 3 dias para a sua visita ao lago, poderá escolher o melhor momento para seguir por esse caminho. Caso contrário, é melhor ignorar e ir ainda mais para dentro, por exemplo, para Olkhon, que é uma ilha, ou andar para o lado oriental do lago.

Como chegar a Listvyanka

Há cerca de 4 ônibus e alguns serviços de transporte ocasionais que partem de Irkutsk para Listvyanka diariamente. A primeira partida é às 7 H e a última é às 18 H.

listvyanka Rússia lago baikal ônibus

Os ônibus partem da principal estação de ônibus (Oktyabrskaya revolyutsiya st, 11), enquanto alguns outros ônibus circulares também partem da praça em frente à estação de trem. A viagem demora cerca de 1 hora e meia, e custa 100 rublos.

Outra opção é pegar um táxi (deve custar cerca de 300 a 700 rublos) e leva mais ou menos uma hora. Você também pode alugar um carro, mas como não há muitos lugares ao redor para dirigir, você acabaria gastando mais então, nesse caso, é preferível pegar um táxi mesmo

Há também 3 barcos rápidos por dia saindo do porto fluvial de Irkutsk para Listvyanka – às 8:30 H, 12:00 H e 14:00 H diariamente, e levam cerca de uma hora, custando 300 rublos o trajeto.

O que fazer em Listvyanka

– Caminhar ao longo da margem do lago Baikal;
– Seguir o caminho da pitoresca ferrovia Circum-Baikal para Slyudyanka e voltar.
– Comer o delicioso peixe fumado local Omul (recomendadíssimo);
– Visitar o mercado turístico;
– Peguar um barco para a baía de Peschanaya;
– Ter uma refeição em um dos pequenos cafés ou restaurantes ao redor do lago;

peixe Omul Listvyanka lago Baikal
Peixe omul vendido no mercado público

Baikal Limnological Museum

Localizado na entrada de Listvyanka, este museu tem um complexo de aquários com seres que vivem no lago Baikal, bem como exposições sobre a fauna e a flora. Eles também organizam vídeo-excursões para o fundo do lago. Se você não fala russo, não se preocupe pois há guias fluentes em inglês.

Ferrovia Circum-Baikal

ferrovia circular do lago Baikal Rússia

A ferrovia Circum-Baikal começa no Porto Baikal, que fica a apenas alguns minutos de distância de Listvyanka, do outro lado do rio Angara (há um ferry). É uma grande e bela viagem pitoresca, e você pode parar no caminho para caminhar, fazer camping ou simplesmente apreciar a paisagem russa.

Baía Peschanaya

Como é comum encontrar Listvyanka um pouco cheia, você pode fazer uma curta viagem de barco ao longo da costa em direção ao norte e visitar algumas das áreas vazias ao redor do lago Baikal. É provável que também haja muita gente por lá, mas pelo menos você vai ter uma deslumbrante visão da natureza e poder desfrutar a vastidão do lago sem distrações.

Restaurante (e sauna) Sval

restaurante sval Listvyanka Lago Baikal Rússia

Esse restaurante localizado ao lado do hotel Podlemorie é conhecido por seu grande menu de peixe. Durante o verão você pode sentar do lado de fora e ainda desfrutar de uma sauna, tomando uma bebida relaxante após uma manhã de passeio.

Endereço: rua Gorkogo, 31 – 664.520 Listvyanka (perto do hotel Podlemorie, no lago Baikal) – Горького ул, 31, Листвянка

Restaurante Mayak

Popular entre os moradores, este restaurante tem uma boa seleção de pratos locais e é um dos mais baratos que você pode encontrar no local.

Endereço: Gorkogo, 85A – 2º andar (na costa do lago) – Горького ул, 85А, Листвянка

Hotéis em Listvyanka

Krestovaya Pyad Hotel

Uma opção mais cara, pois os quartos duplos do hotel começam em torno de 9 mil rublos por noite. O hotel é todo em madeira e seu interior é bem agradável. Se se hospedar em um quarto no segundo andar terá uma bela vista do lago e do restaurante. A localização dele é a cerca de 1 km do lago.
Gornaya Rua 14-A – Горная ул, 14-А, Листвянка
+7 395 249-68-63
Reserve online: Krestovaya Pyad

Baikalksie Prostory Guesthouse

Localizado a cerca de 8 minutos a pé do lago Baikal, esta pousada feita de madeira tem quartos muito básicos a partir de 1000 rublos por noite o quarto duplo. É uma das mais baratas e com excelente qualidade.
Chapaeva Rua 41 – Чапаева ул, 41

Reserve online: Baikalksie Prostory Guesthouse

Usadba Demidova Guesthouse

pousada no lago Baikal Rússia

Uma boa pousada que tem alguns simples, mas limpos e belos quartos feitos de madeira, bem à moda antiga. Os preços começam a partir de 1500 rublos por noite para o quarto duplo, então vale bastante a pena. Há também uma sauna e a pousada fica a apenas 50 metros do lago.
Ulitsa Sudzilovskogo 2 – Суджиловского ул, 2
Reserve online: Usadba Demidova Guesthouse

Gavan Baikala Guest House

Uma opção popular para entre os viajantes é essa pousada sensacional bem pertinho do lago Baikal e do restaurante Sval. Os quartos têm um mobiliário atraente e aconchegante, a equipe é atenciosa e a localização fenomenal. Os preços começam a partir de 1500 rublos.
Gorkogo Rua 31 – Горького ул, 31, Листвянка
Reserve online: Gavan Baikala Guest House

Homestay Options

Os moradores locais costumam cobrar de 400 a 700 rublos por noite. Quando você andar ao redor de Listvyanka poderá ver alguns anúncios na rua. Você pode simplesmente entrar e perguntar se há vaga disponível. É a melhor opção para quem viaja com um orçamento mais apertado.

Informações práticas

Listvyanka fica localizada em uma longa rua longa chamada Gorkogo que vai ao longo da costa Baikal, por isso é fácil de fazer o caminho de volta. Todos os principais pontos e lugares estão localizados nesta rua.

cidade Listvyanka Lago Baikal Rússia

Para enviar um cartão postal ou fazer uma chamada de telefone internacional, vá à estação de correios na rua Gorkogo, 49. A estação fica aberta de 8:30H Às 17:30H, fecha 13:00H às 15:00H, e no sábado abre de 8:30H às 12:00H.

Todas as lojas estão localizadas ao lado do principal ponto de ônibus, e há também um grande mercado onde você pode comprar comida e peixe omul defumado (uma delícia). Se você quiser comer em um lanchonete, há uma abundância delas em torno da parada de ônibus também.

Lago Baikal Listvyanka Rússia

Caso queira de ir para a estrada de ferro de trem circular de Baikal, vá para o píer de Listvyanka para chegar ao Porto Baikal primeiro. A balsa circula diariamente, a partir das 6:30H e vai até às 20:00 (cerca de 6 horas por dia), e parte da estação de ônibus. Demora cerca de 15 a 20 minutos e custa 50 rublos a viagem de um trajeto (ida ou volta). Do porto Baikal a balsa vai voltar para Listvyanka. Se o trem circular de Baikal sair de Slyudyanka com destino ao Porto Baikal chegar após 20:00H, a balsa vai estar aguardando, ou há uma grande probabilidade de que tenha alguém para levar os passageiros do trem para Listvyanka.

Os bilhetes de barco para Irktusk podem ser comprados no Terminal do Rio ou no escritório central Ferry, na rua Chkalova, 37. O Terminal Rio está localizado no final da rua Baikalskaya. Você pode chegar lá tomando qualquer ônibus circular marshrutka do Mercado Central que vai para “Rechnoi Vokzal” (terminal fluvial em russo).

É melhor comprar os bilhetes para todos os destinos antes, porque muitas pessoas costumam viajar de barco. Os escritórios de vendas de ingressos estão abertas das 10H às 18H diariamente. Se você quiser pegar o barco que sai ao mesmo dia, só poderá comprar o bilhete uma hora antes de sua partida.

Há um centro de mergulho aberto próximo ao hotel Nikola. Uma hora de mergulho custa 2000 rublos. Para outras atividades de turismo basta perguntar nos e pousadas que sempre há boas ofertas de passeios.

COMPARTILHAR
Artigo anterior10 melhores hostels de festa na Europa
Próximo artigoCircum-Baikal, a ferrovia do Lago Baikal
mm
Cientista social e editor apaixonado por viagens, idiomas e todo o tipo de cultura. Já esteve em mais de 50 países, mas confessa que não sabe exatamente o número de cidades que já visitou. Acredita que a vida é muito curta para passarmos tempo demais em um só lugar, por isso está sempre transitando por aí.

2 COMENTÁRIOS

  1. Ola! Como fazer para ir de Moscow ou St. Petersburg ate Listvyanka para conhecer o lago? Quantos dias vc me recomenda para isso Na metade de Janeiro?
    Grata Vanessa

  2. Pela ferrovia Transiberiana. Ela é muito famosa e utilizada com muita frequência. No verão os trens ficam lotados. Mas em janeiro é bem mais tranquilo por conta do frio. Recomendo, no mínimo, 5 dias. 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário
Por favor, escreva seu nome aqui