Home Europa Rússia Circum-Baikal, a ferrovia do Lago Baikal

Circum-Baikal, a ferrovia do Lago Baikal

107
0
COMPARTILHAR

A ferrovia Circum-Baikal foi construída há mais de cem anos atrás, e é um marco notável para a construção civil, considerado uma obra de arte. Há uma série de túneis e pontes lindamente construídos ao longo do caminho, fazendo com que Circum-Baikal seja muito mais do que uma simples ferroviária.

Supostamente a Circum-Baikal era para ser uma continuação da ferrovia Trans-Siberiana, sendo o projeto de muita importância para a Rússia estrategicamente. O volume de trabalho de terraplanagem feito em cada quilômetro do caminho foi igual a 400 carretas, o que pode ser comparado ao volume de trabalho realizado durante a construção do Canal de Suez (que foi uma das maiores cosntruções do século 20 na URSS). Foram construídas 424 estruturas ao longo de 84 quilômetros do trecho da estrada de Khultuk ao porto Baikal, incluindo 39 túneis com o comprimento total de 8994 metros.

Circum-Baikal Lago Baikal

A ferrovia de Circum-Baikal foi usada pelos trens da Trans-Siberiana de 1904 até 1950, até a nova ferrovia de Irkutsk a Slyudyanka ser construída.

Hoje em dia a Circum-Baikal é uma rota pitoresca e tranquila. Há alguns trens circulando durante a semana, onde turistas costumam visitar um acampamento na “praia” algumas aldeias pelo caminho.

Como chegar na Circum-Baikal

A ferrovia de Circum-Baikal começa em Slyudyanka (ou Kultuk), e termina no Porto Baikal, que atravessa o rio Angara vindo de Listvyanka.

Estação de tem da Ferrovia Circum-Baikal Rússia

Você pode começar sua viagem em qualquer um desses pontos, mas é mais conveniente iniciar em Slyudyanka, pois os trens partem geralmente no período da tarde. Os trens do Porto Baikal partem geralmente à noite.

Slyudyanka é uma estação da ferrovia Trans-Siberiana, então todos os trens param nela. Procure chegar no início da manhã, assim você terá tempo de pegar o trem da Circum-Baikal. E mesmo que a viagem não seja muito longa (cerca de 80 km), o trem leva cerca de 5 horas para fazê-la. Assim que você chegar a Port Baikal já será noite. Mas não se preocupe porque as balsas para Listvyanka tendem a esperar o trem de qualquer maneira.

Informações básicas

Horários do trem na Circum-Baikal: trens partem de Slyudyanka (acessível através da Trans-Siberiana – ou com um carro de Irkutsk ou Ulan-Ude) segunda, quarta, sexta, sábado e domingo de Slyudyanka, às 14:20 H, e levam cerca de 5 horas para chegar ao Porto Baikal (que fica ao lado de Listvyanka). Um bilhete custa 30 rublos. Há uma balsa de Porto Baikal para Listvyanka e, geralmente, ela aguarda o trem chegar no fim da tarde.

Ferrovia-Circum-Baikal-Rússia

O trem vai de volta ao Porto Baikal às 2:20H da manhã e chega em torno de 8:00H em Slyudyanka.

A Circum-Baikal é medida e pensada em quilômetros, e todo quilômetro tem o seu próprio significado. A população local costuma dizer coisas como “ok, te encontro no 102”, fazendo referência ao quilômetro 102 da ferrovia.

Trem da Ferrovia Circum-Baikal Rússia
Por dentro do trem da Circum-Baikal

A melhor parte de Circum-Baikal para caminhar é entre o 112 e o 98. Nessa parte do caminho existem dois longos e escuros túneis (800 e 1000 metros de comprimento), duas pontes, praias agradáveis, aldeias reais onde você pode comprar leite e legumes dos moradores, e bons lugares para colocar uma barraca. A praia no km 110 (antes e após os túneis) é o destino mais popular para os mochileiros russos, que chegam até lá vindo das cidades próximas (Irkutsk e Angarsk) para férias ou um fim de semana. Às vezes, dependendo dos frequentadores do momento, essas praias tornam-se praias de nudismo por um determinado período.

Um lugar muito agradável para ficar na costa do Baikal, em uma área verde e tranquila, é o Shumikha Tourbase, uma base turística no quilômetro 102.  Os quartos são muito aconchegantes e limpos, custando 750 rublos por pessoa a diária. Os sanitários e banheiros ficam no corredor, e embora o preço seja relativamente alto, as acomodações são bem apropriadas. Normalmente, os quartos ficam todos reservados rapidamente por grupos de turistas russos e estrangeiros. No entanto, se você for para ficar um ou dois dias pode haver algo disponível. Para não correr risco de encontrar o local super lotado, melhor reservar com antecedência.

Para reservas entre em contato com Irkutsk – rua Zheleznodorozhnaya, 2b. Tel: 29-46-41 (somente no idioma russo).

COMPARTILHAR
Artigo anteriorConheça Listvyanka, a porta de entrada para chegar ao lago Baikal
Próximo artigoO mais velho mochileiro do mundo
mm

Cientista social e editor apaixonado por viagens, idiomas e todo o tipo de cultura. Já esteve em mais de 50 países, mas confessa que não sabe exatamente o número de cidades que já visitou. Acredita que a vida é muito curta para passarmos tempo demais em um só lugar, por isso está sempre transitando por aí.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário
Por favor, escreva seu nome aqui