7 Lugares Incríveis Para Visitar na Costa Amalfitana

7 Lugares Incríveis Para Visitar na Costa Amalfitana

SHARE
costa-amalfitana-italia

Nesses últimos tempos, em que estive viajando por muito lugares ao redor do mundo, acabei deixando de lado um dos meus destinos favoritos: a Itália.

O país da arte, vinho, azeite, pizza, café, gelato, limoncello…  Sim, eu sei que é difícil falar da Itália sem citar a culinária. Mas é também o país Europeu onde a cultura é a que mais se assemelha com o Brasil.

Mas nosso foco aqui é falar sobre um dos mais belos cartões postais que existe no país, então vamos em frente porque tenho certeza que você vai se encantar a Costa Amalfitana.

A lendária Costa Amalfitana, no sul da Itália

A lendária Costa Amalfitana é um longo trecho de 50 quilômetros que percorre a parte sul da Península de Sorrento, sendo considerada como a costa mais bela de toda a Itália.

Quando cheguei à Costa Amalfitana fiquei paralisado com as suas belas aldeias contornando as encostas, penhascos íngremes, águas azul-turquesa e charmosas cidades à beira da praia com pequenas casas de cor pastel. Eu estava hipnotizado pelo clima mediterrânico da região, juntamente com as vistas épicas que eu tive no caminho de Nápoles a Amalfi.

estrada-costa-amalfitana

Com sua diversidade natural e beleza física, a Costa Amalfitana foi declarada como Patrimônio Mundial da UNESCO como paisagem cultural. Além da paisagem espetacular do mar Mediterrâneo, a Costa Amalfitana oferece alguns hotéis soberbos e excelentes experiências gastronômicas. Se você está pensando em visitar a Itália, coloque esta joia costeira no topo da sua lista!

Um paraíso pouco conhecido chamado Cilento

Enquanto estive na Itália observei que a maioria dos turistas estrangeiros sempre ia para a Costa Amalfitana, enquanto os cidadãos do país seguiam conduzindo seus automóveis e passam direto por Amalfi. “Mas o que tem naquela direção?” Eu me perguntava. Acreditava ser algo bem interessante para atrair tantos italianos que deixavam a bela Costa Amalfitana de lado. E então eu decidi dirigir duas horas mais para o sul para descobrir qual era esse mistério. E foi quando finalmente eu me deparei com a Costa de Cilento.

costa-de-cilento-italia

A Costa de Cilento é uma região tranquila, pacífica, com algumas das águas mais limpas do mar da Itália (graças à uma reserva marinha que existe no local). Você consegue perceber uma quantidade bem menor de pessoas se compararmos com a Costa Amalfitana. O fabuloso vinho e o delicioso sorvete foram dois motivos suficientes para que eu ficasse lá por alguns dias.

Mas ainda havia muito para descobrir: me deparei com cidades históricas, vilas de clima romântico, baías isoladas, praias intocadas e sítios arqueológicos com ruínas centenárias No final meu pensamento era somente um: “eu quero morar aqui”!

cilento-sul-da-italia
Se você já tiver colocado em sua mente que vai visitar a Costa Amalfitana, não perca a chance de ver a Costa do Cilento. As duas estão situadas na mesma vizinhança e são praticamente o mesmo destino.

Há um bom número de cidades maravilhosas e aldeias ao longo da costa de Amalfi em direção a Cilento. Se você não sabe exatamente o que fazer na Costa Amalfitana, este blog é o seu guia, e eu vou te dizer o que você não deve deixar de visitar de modo algum.

Lugares para visitar ao longo da Costa Amalfitana

Cidade de Amalfi

A cidade de Amalfi é uma vila de praia bem movimentada, mas ao mesmo tempo encantadora e que tem muito a oferecer para os visitantes: paisagem bonita, uma rica herança e muitos restaurantes deliciosos e tradicionais. A origem de Amalfi remota dos tempo da Roma antiga.

cidade-de-amalfi-italia

Não perca a catedral de Amalfi, uma bela construção do século x. Ande ao redor e se perca pelas ruas em volta da cidade, se deparando logo a seguir com várias lojas e restaurantes. Eu quase me esqueci de mencionar os belos limões que encontrei em Amalfi. Eram quase do tamanho da minha cabeça e você os encontra por toda a parte.

Maiori

Ao seguir explorando Amalfi fui atraído para a aldeia histórica chamada Maiori. Principalmente por ouvir falar sobre sua rica história, arquiteturas antigas, paisagens magníficas e, claro, a praia mais extensa que existe deste lado da península.

maiori-amalfi-italia

Além de testemunhar a beleza natural de Maiori, eu tive a chance de ver vários monumentos, como a Igreja Católica Chiesa Collegiata Santa Maria a Mare com as suas esculturas sacras. Eu tive que subir vários degraus até chegar à igreja antiga, mas o esforço valeu a pena com uma vista deslumbrante das áreas ao redor a partir do topo.

Ravello

A cerca de 6 km acima da cidade de Amalfi, seguindo por estradas em zigue zague na montanha lá estava Ravello, uma cidade de clima romântico em uma colina com paisagens espetaculares. Depois de andar por 20 minutos pela cidade velha eu cheguei na Villa Cimbrone, uma vila histórica do século XI. Situada em um penhasco rochoso, com vistas deslumbrantes sobre a água, Villa Cimbrone é popular entre os turistas por causa de seus projetos arquitetônicos bem preservados.

ravello-amalfi-italia

Villa Cimbrone foi agora convertida em um hotel de luxo, com belos jardins e paisagística que estão abertas para o público em geral. Eu gostaria de ter passado mais de um dia lá, mas ficar hospedado neste vila deslumbrante fica bem acima do meu orçamento. Mesmo se você não puder ficar lá, não deixe de visitar Ravello por pelo menos um dia. Essa encantadora cidade tem uma abundância de belas vilas, adoráveis cafés, museus e restaurantes tradicionais.

Cetara

Situada junto ao mar Tirreno, Cetara é um paraíso para as pessoas que têm uma paixão pela pesca. Esta aldeia autêntica e encantadora ainda não está sobrecarregada com turismo de massa.

cetara-amalfi-italia
Você pode esperar uma excelente cozinha, pois Cetara é o ponto quente gastronômico desta região, famosa pela criação de peixes de atum e anchovas. Além da excelente comida, Cetara tem algumas praias encantadoras, perfeitas para nadar e tomar sol.

Locais a visitar ao longo da costa Cilento

Paestum (Templo do Vale)

Paestum, também conhecido como o Vale do Templo, é o lugar para encontrar os templos e ruínas gregas mais bem preservadas do mundo. O sítio arqueológico foi fundada 600 a. C. com três templos, um ginásio, muralhas e ruínas de torres. Ele também abriga um pequeno museu e um restaurante.

templo-de-paestum-italia
A UNESCO declarou Paestum como Patrimônio Mundial. O lugar é belíssimo e para quem já foi até as ruínas gregas de Acrópoles, em Atenas, vai notar a grande semelhança entre esse monumentos. Em boa parte do tempo eu me sentei num café ao lado dos templos e apreciei alguns sorvetes e café locais. Uma ótima sugestão pra quem visita a cidade.

Acciaroli

Acciaroli é uma pequena aldeia que soa como uma passarela cênica à beira mar, e conta também com uma encantadora cidade antiga. É bom destino para caminhar pelas pequenas ruas e becos tirando fotos das casas antigas. Algumas imagens d Acciaroli são dignas de cinema.

acciaroli-cilento-italia
A pesca está entre as principais fontes de renda da região. E o que eu mais gostei sobre Acciaroli foi a sua longa praia de areia com água limpa e mar azul. Há poucos turistas em Acciaroli, então eu recomendo polir suas habilidades de língua italiana para boa ter uma conversa com os moradores.

Famoso escritor Ernest Hemingway escreveu o romance “O Velho e o Mar” depois de visitar Acciaroli, Segundo ele foi após ter encontrado esse velho na vila portuária histórica. Só este já é um excelente motivo para visitar essa bela cidade.

 

Palinuro

Não há palavras para descrever a inspiradora experiência que é visitar Palinuro. Este lugar é o sinônimo claro de maravilhas naturais. Palinuro é uma idílica aldeia junto ao mar, abençoada com praias incríveis e águas cristalinas.

A paisagem ao redor Palinuro é de cair o queixo, com uma abundância de grutas encantadoras ao longo da costa. Andar ao redor das enormes pedras de cal e explorar as cavernas são as principais atrações de Palinuro.

palinuro-italia
A vila de Palinuro em si é pequena e pitoresca, contando com um alguns restaurantes locais e cafés, além de uma loja onde você pode comprar bilhetes para passeios de barco e cavernas. O resto da cidade pode ser explorado em um curto espaço de tempo.

Se você está procurando atividades mais aventureiras, explore Capo Palinuro de caiaque ou praticando o mergulho.

Onde comer em Amalfi e Cilento

As costas de Amalfi e Cilento oferecem o melhor da comida mediterrânica na Itália, com marisco fresco e abundante. Aqui estão alguns dos locais mais interessantes para se ter uma excelente refeição nesta região.

comida-costa-amalfitana-italiaRestaurante Calajanara, em Conca Dei Marini (Amalfi)
Esse é o lugar para você se apaixonar de vez pelos deliciosos alimentos italianos. Peixes e frutos do mar são especialidades dos restaurantes locais. Ter um jantar no terraço de um desse restaurantes, com vista para o mar e as  luzes cintilantes da Ilha de Capri ao fundo é literalmente uma cena fascinante que você vai querer viver.

Acqua Pazza, em Cetara (Amalfi)
Um dos restaurantes mais recomendados em Cetara, o Acqua Pazza é popular porque serve atum bem fresco, anchovas, deliciosas massas com tamboril, vinho e cerveja artesanal local. Se você quer viajar para Cetara, definitivamente deve parar aqui e desfrutar da cozinha neste restaurante fabuloso.

Re Mauri, em Salerno
Este restaurante tem um chef premiado. Re Mauri é um restaurante com estrelas, situado em Vietri Sul Mare, a poucos minutos de Salerno. Minhas expectativas eram altas e este lugar não decepcionou. A comida era requintada e bem apresentada em um ambiente deslumbrante com vista para o mar.

Restaurante Il Rosmarino, em Oleandri Resort, em Paestum (Cilento)
Oleandri um resort sofisticado. Como meu orçamento não permitia ficar neste belo resort, pelo menos eu tive o prazer de desfrutar de um bom almoço por lá. A cozinha mediterrânea, massas caseiras, um rico buffet de legumes e sobremesas irresistíveis crus e cozidos. Eles também têm pizza ao forno a lenha. Realmente uma comida surpreendente em um cenário deslumbrante.

Lugares para ficar na Costa de Amalfi e Cilento

Eu fiquei em vários hotéisndurante a minha visita às costas de Amalfi e Cilento. Se você estiver viajando com um orçamento apertado, saiba que é difícil encontrar lugares abaixo de 50 dólares por noite. Em geral, a costa de Cilento, por ser menos turística, tende a ser mais barata do que a Costa Amalfitana.
Hotel Club Due Torri, em Maiori (Amalfi)
Impressionante logo por fora, o Due Torri está localizado em uma colina, erguendo-se sobre um penhasco e de frente para o mar. Os quartos são luminosos e espaçosos, com grandes varandas. Vistas absolutamente deslumbrantes a partir dos quartos, com vista para a praia de Maiori. A experiência mais agradável é ter café da manhã na varanda no último piso.

hotel-Club-2-Torri-amalfi-italia

Lloyd’s Baia Hotel,  em Salerno
Se você pretende ficar em Salerno, esta é uma boa opção. Lloyd’s Baia Hotel está situado na costa e em uma curta distância até a cidade. Os quartos são espaçosos e limpos, mas sem varanda (pelo menos o meu foi). Evite os quartos do lado leste porque tem um pouco de barulho de um movimentado porto. O restaurante Re Mauri é no piso inferior.

Lloyd's-Baia-Hotel-amalfi-italia

Palazzo Belmonte, em Santa Maria di Castellabate (Cilento)
Palazzo Belmonte é um lugar extraordinário para ficar, situado ao longo da costa. Este castelo do século 17 é a casa de um príncipe – não é piada! Meu quarto foi uma espaçosa suíte de dois quartos com dois banheiros, jacuzzi e duas varandas. Uma fusão perfeita de arquitetura e design moderno e tradicional, rodeado por um grande jardim e situado junto ao mar.

Palazzo-Belmonte-amalfi-italia

Grand Hotel San Pietro, em Palinuro (Cilento)
Este foi provavelmente meu lugar favorito durante a minha viagem no sul da Itália. Não era o lugar mais badalado, mas um grande hotel em um verdadeiro sentido. Camas na praia e piscina de borda infinita com uma vista muito bonita, quartos bem dimensionados todos de frente para o mar. A imagem abaixo mostra a minha vista da sacada. Não muito ruim, hein?

Eu tenho que elogiá-los por seu excelente serviço e super equipe muito bem preparada. Eu não tive tempo para tomar meu café da manhã quando saí de Palinuro no início da manhã, então eles colocaram em uma sacola para mim.

Grand-Hotel-San-Pietro-palinuro-amalfi-italia

Melhor época para visitar a Costa Amalfitana e Cilento

Evite a alta temporada que é em julho e agosto, pois será quente, movimentada e difícil de encontrar quartos ou espaços para estacionar. Eu recomendo ir na Primavera europeia, que é de março a junho. O outono pode ser uma ótima época para visitar, a partir de setembro a meados de Outubro. Depois de outubro começa a ficar mais frio e chuvoso.

costa-amalfitana-italia

Como chegar lá

Se você quiser chegar bem rápido na Costa de Amalfi e Cilento, pegue um avião direto até Nápoles, também conhecido como Aeroporto de Capodichino. A maioria dos viajantes usam Nápoles como um ponto de trânsito. Eu recomendo usar alguns sites de comparações de preços para encontrar as tarifas aéreas mais baratos para Nápoles.

Saindo a partir do aeroporto você pode alugar um carro ou usar o transporte público. O aeroporto não é servido por qualquer trem. Os trens estão se conectando de Napoli Centrale com Salerno e Sorrento. Se você optar por tomar o trem, vai ter que ir para Salerno para pegar um trem regional que corre ao longo das zonas costeiras.

Os ônibus não são uma opção ruim. A rede de ônibus local SITA viaja por todo a Costa Amalfitana com paragdas em Sorrento, Positano, Praiano, Minori, Cetara, Vietri e partidas para Conca e sua Emerald Grotto. Há também ônibus locais de Amalfi para Ravello, Furore, Pogerola, Agerola e Napoli.

Você também pode chegar até lá de barco. Se você estiver viajando no verão pode facilmente apanhar um ferry a partir de qualquer um dos portos próximos, como Capri, Salerno e Paestum.

Mas depois de tudo, eu recomendo alugar um carro do Aeroporto de Nápoles, se você quiser uma experiência de viagem confortável e desfrutar a Costa Amalfitana e Cilento no seu próprio ritmo.

SHARE
Cientista social e editor apaixonado por viagens, idiomas e todo o tipo de cultura. Já esteve em mais de 50 países, mas confessa que não sabe exatamente o número de cidades que já visitou. Acredita que a vida é muito curta para passarmos tempo demais em um só lugar, por isso está sempre transitando por aí.

Sem comentário

Deixe uma resposta