Home Destinos 10 lugares históricos para visitar ao redor do mundo

10 lugares históricos para visitar ao redor do mundo

557
4
COMPARTILHAR

Temos certeza que o mundo é repleto de coisas incríveis para ver, sejam elas naturais ou construídas nas mãos do homem. Existem tantos lugares históricos erguidos por povos antigos que escolher apenas alguns é uma missão muito complicada. Imagine todos esses lugares maravilhosos e a magia que circula através da história de cada um deles.

Mesmo não sendo uma tarefa fácil eu construí minha lista e tomando como base a importância que cada um desses lugares tem para a história da humanidade, e para a formação do mundo civilizado que conhecemos hoje.

Por serem muito famosos mundialmente, atraem uma multidão de visitantes todo o ano. Mesmo assim, se tiver oportunidade de conhecer um ou mais desses monumentos da humanidade, nunca deixe de ir. Você vai poder ver de perto o motivo de eu ter colocado esses lugares mágicos em minha lista.

1. Petra – Jordânia.

Petra

Esculpidas em um canyon em Arabá, na Jordânia, Petra passou a ser muito conhecida quando se tornou local para as filmagens de um dos  filmes do Indiana Jones. A partir daí se tornou um destino muito procurado por milhares de turistas. Petra foi “descoberta” em 1812 por um explorador suíço que acompanhou alguns membros de tribos locais por lá. Antes disso ela se encontrava esquecida para o mundo ocidental. Apesar de sua fundação, parece que este lugar já havia sido habitado por colonos no século 6 a. C. Sob o domínio, romano Petra diminuiu rapidamente e foi abandonada no final do século 4. Em 1985 se tornou um Patrimônio Mundial da UNESCO e foi recentemente nomeada como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo.

2. Stonehenge – Salisbúria Inglaterra.

Stonehenge

Localizado perto de Salisbury, na Inglaterra, esta estrutura megalítica tem de 3.000 anos de idade, e suas pedras estão por todo o caminho vindo do País de Gales. Os estudiosos ainda não tem certeza de como os construtores levaram as pedras do País de Gales até o local onde elas se encontram, mas ainda seguem tentando refazer algumas possibilidades de como isso teria acontecido. Stonehenge agora tem seu círculo fechado para visitantes, podendo ser possível somente caminhar ao redor da atração. Mas com certeza ainda assim vale muito a pena visitar esse monumento misterioso.

3. Machu Picchu – Peru.

Machu Picchu

Localizado no sul do Peru, esta fascinante cidade encontra-se no topo de uma montanha que é apenas acessível por trem ou por uma caminhada que leva cerca de 4 dias. Foi um importante centro cultural para a civilização Inca, mas foi abandonada quando os espanhóis chegaram. É notoriamente conhecida como a “Cidade Perdida dos Incas”.

O local se tornou um Patrimônio Mundial da UNESCO em 1983. Machu Picchu também foi nomeada uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo, em 2007. As preocupações sobre o crescente número de turistas levou a limitações de quantas pessoas podem entrar no sítio histórico, mas nada que comprometa sua viagem. E é também um dos lugares históricos mais visitados pelos brasileiros.

4. Teotihuacan – México.

Teotihuacan

Um lugar mágico e de grande importância histórica para a civilização mesoamérica. Estudos apontam que ela tenha sido construída por volta de 100 a. C., porém os grandes monumentos estenderam sua construção até 250 d. C. Entre os pontos principais a serem vistos, destaco a Pirâmide do Sol, a Calçada dos Mortos e o Templo de Quetzalpápalotl.  Foi considerado pela Unesco como Patrimônio Histórico em 1987.

5. Coliseu – Roma, Itália.

Coliseu - Roma - Itália

Os restos de uma civilização que, certa vez foi controladora do mundo civilizado, esse lugar é de tirar o fôlego não só pela sua beleza, mas também pela sua história e antiguidade. Você fica em pé exatamente no lugar que César andou olhando para a arena, e onde gladiadores lutaram até a morte. O Coliseu ruiu lentamente ao longo dos tempos e por isso muitos pontos dele são restringidos para visitantes. Se quer conhecer a história do Coliseu a fundo, sugiro contratar uma visita guiada, pois os guias do local não dão informações tão profundas como se espera.

6. Pirâmides de Gizé – Gizé, Egito.

Pirâmides de Giza

Mais de 3.000 anos de idade, e nós ainda não temos uma boa ideia de como elas foram construídos. As Pirâmides são alinhadas para as estrelas e solstícios, e contêm grandes câmaras que ainda não forma abertas. Todo o mistério que gira em torna delas nos mostra são realmente uma maravilha da engenharia humana. A maior delas, chamada de Grande Pirâmide, foi construído pelo faraó Khufu, mas tem seu acesso limitado. Você também vai encontrará a Esfinge nesta área, outro monumento histórico que assombra os pesquisadores com seus mistérios, e é assunto de muitas teorias de conspiração. Devido à revolução do Egito em 2011, o turismo foi reduzido drasticamente. Se você sempre quis ter as pirâmides para si próprio, mesmo que por um tempo, agora é o momento certo para se visitá-las.

7. Parthenon – Atenas, Grécia.

Parthenon

O Parthenon é incrível e de tirar o fôlego. O antigo templo de Athena é um símbolo do poder de Atenas e de uma prova de civilização grega. Além disso, proporciona uma excelente vista de Atenas e de outras ruínas próximas. Construído no século 5 a. C., o templo foi usado para abrigar tesouro.

Ao longo dos séculos, muito das estruturas vizinhas foram destruídas pela guerra e por ladrões. Felizmente – não se sabe por quanto tempo – a estrutura ainda está de pé. Muitos andaimes podem ser vistos ao longo dos monumentos. Eles já estavam lá há alguns anos atrás quando fiz minha primeira visita à Grécia, e duvido que sejam retirados tão cedo.

Apesar desse e de outros problemas estruturais, o Parthenon tem um lugar cativo no meu coração, pois foi o primeiro de todos os lugares históricos visitados.

8. Angkor Wat – Siem Reap, Camboja.

Angkor Wat

Esta antiga cidade no Camboja foi o centro do império Khmer que uma vez governou a maior parte do Sudeste Asiático. Este império foi extinto, mas não antes de construir incríveis templos e edifícios que foram isolados pela selva durante centenas de anos. Apesar de Angkor Wat ser tomado por turistas, ainda é um lugar de tirar o fôlego. A melhor época para visitar é no início da manhã, antes dos grupos de turismo chegar e ficar até mais tarde. Os templos mais populares são Angkor Wat, Bayon, Ta Phrom, e Angkor Thom e eles sempre têm multidões. Para ter tempo de ver tudo sugiro comprar um passe de, no mínimo, 3 dias.

9. Taj Mahal – Agra, Índia.

Taj Mahal

Construído em 1600, este edifício é uma prova de amor eterno. Localizado em Agra, na Índia, este túmulo de mármore branco construído para a falecida esposa do imperador Shah Jahan é um local que deve ser visto por todos. No ano de 1983 foi nomeado Patrimônio Mundial da UNESCO. O Taj Mahal recebe cerca de 4 milhões de turistas anualmente. Houve restrições recentes sobre o turismo em um esforço para ajudar a proteger o monumento, porém a maior ameaça para o local é a poluição do ar que está destruindo o mármore branco do edifício construído. O Taj também foi nomeada uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo.

10. Ilha de Páscoa – Chile.

Ilha de Páscoa

Localizado no Oceano Pacífico, sendo um território especial do Chile, a Ilha de Páscoa – também chamada de Rapa Nui – tem algumas das estátuas mais misteriosas do mundo. Essas cabeças gigantescas chamadas de Moai são algumas das poucas coisas que restam de uma cultura que viveu na ilha há muitos anos atrás. Estas cabeças gigantescas e surpreendentemente esculpidas são apenas mais um lembrete de que os povos antigos que ocupavam o local não eram tão primitivos assim. As pedras que atraem visitantes a esta ilha são feitos de cinzas vulcânicas. Nos primeiros momentos em que estive na ilha já tive a sensação de estar de diante de mágico historicamente. É com certeza um dos meus lugares históricos preferidos no planeta.

O mundo tem muitos outros locais históricos e incríveis além desses que eu citei. Todos eles merecem a importância que tem, mas deveriam ser mais preservados em respeito a tudo que representam. Afinal, quanto mais se sabe sobre o passado, mais entendemos o comportamento do ser humano nos dias atuais.

Gostou da seleção mas acha que são destinos quase inacessíveis? Saiba que muitos deles são muito mais baratos do que você pensa, como citei nesse post.

4 COMENTÁRIOS

  1. Camila disse: 17 de junho de 2010 e0s 17:42Fotos absurdas de lidans. Amei o blog. Estou comee7ando a me aventurar nessa coisa de escrever sobre lugares tambe9m. E comee7o pela minha terrinha, aqui em PE. Vou segued-lo. Abs! Responder

  2. Tem milhares de locais históricos no mundo! gostei Michael força aiii camarada
    (°)_(°)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário
Por favor, escreva seu nome aqui